Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de junho de 2026

RADAR JUDICIAL


INVESTIGAÇÃO DE FRAUDES, ENVOLVENDO O BISPO MACEDO 

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Miragem para investigar um suposto esquema de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional envolvendo a gestão do banco Digimais, ligado ao grupo do bispo Edir MacedoMais de 50 agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão em São Paulo. A Justiça também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e o bloqueio de bens de até R$ 670,3 milhões. Segundo a PF, relatórios do Banco Central apontaram graves irregularidades na administração da instituição. As investigações indicam manipulação de balanços e resultados contábeis para ocultar a situação financeira do banco, aparentando solvência perante órgãos de controle. Também são apuradas operações financeiras supostamente ilegais em benefício da controladora e possível falsificação de dados em sistemas oficiais. Os investigados podem responder por gestão fraudulenta, inserção de informações falsas em demonstrativos contábeis e operações de crédito vedadas. O caso segue em atualização. 


OPERAÇÃO RETIROU DA VENEZUELA 13 KG DE URÂNIO

Uma operação internacional retirou da Venezuela cerca de 13 kg de urânio altamente enriquecido, transportados sob forte esquema de segurança do Instituto Venezuelano de Pesquisas Científicas (Ivic) até os Estados Unidos. A ação envolveu os governos da Venezuela, EUA e Reino Unido, além da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O material era remanescente do reator nuclear RV-1, o primeiro da América Latina, instalado nos anos 1960 dentro do programa “Átomos para a Paz”, criado pelos EUA para promover usos civis da energia nuclear. Embora destinado à pesquisa científica, o urânio altamente enriquecido pode, em determinadas condições, ser utilizado na produção de material para armas nucleares. Especialistas afirmam que a remoção reduz riscos de proliferação e de acesso por grupos ou governos interessados em desenvolver armamentos. A retirada havia sido solicitada pela Venezuela desde 2017, mas ganhou urgência após a captura de Nicolás Maduro, em janeiro, e o aumento das preocupações com a segurança do material. O combustível foi levado ao complexo nuclear de Savannah River, na Carolina do Sul. Segundo a AIEA, a substituição desse tipo de combustível por urânio pouco enriquecido já permitiu recuperar cerca de 7 mil kg de material sensível em diversos países, aos quais se somam agora os 13 kg retirados da Venezuela.


JUSTIÇA DA FLÓRIDA MANDA OUVIR MORAES

A Justiça da Flórida autorizou nesta terça-feira (23) a entrada do governo brasileiro, por meio da AGU, na defesa do ministro do STF Alexandre de Moraes em ação movida pela Trump Media e pela plataforma Rumble. Na mesma decisão, a juíza rejeitou o pedido das empresas para que Moraes fosse julgado à revelia. O processo questiona ordens de bloqueio de contas em redes sociais determinadas pelo ministro, sob o argumento de que elas não podem ser executadas nos Estados Unidos e violariam a liberdade de expressão garantida pela Primeira Emenda da Constituição americana. Ao aceitar a participação do Brasil, a magistrada reconheceu o país como parte diretamente interessada no caso e anulou decisão anterior que abria caminho para o pedido de revelia. A AGU também solicitou o arquivamento da ação, mas a Justiça ainda não decidiu sobre o tema. A corte determinou que Trump Media e Rumble respondam aos argumentos da defesa brasileira em até 14 dias, etapa que será decisiva para definir a continuidade do processo.

FLÁVIO BOLSONARO CRITICA STF

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, criticou o STF durante evento empresarial realizado ontem, 22, em Brasília. Sem citar ministros, afirmou que a Corte estaria extrapolando suas funções ao interferir no cenário político e eleitoral. Segundo ele, o país vive um ambiente de insegurança jurídica e o Supremo assumiu protagonismo incompatível com seu papel constitucional. Flávio declarou que o tribunal estaria decidindo quem pode disputar eleições e comparou sua atuação à de uma delegacia de polícia. O senador também criticou decisões monocráticas que, segundo ele, anulam deliberações aprovadas pelo Congresso. Como exemplo, citou a disputa sobre o aumento do IOF, que acabou sendo analisada pelo STF após embate entre governo e Legislativo. No encontro da CNI, voltado à agenda dos presidenciáveis de 2026, Flávio ainda defendeu redução de impostos, menos burocracia, endurecimento de penas e ampliação do sistema prisional federal, além de uma política externa pragmática com EUA e China.

SERVIDORA RECEBEU EM MAIO R$ 261.466,67

Valores pagos a título de abono de permanência não se submetem ao teto constitucional, conforme regras do Conselho Nacional de Justiça. Decisão do STF criou um novo teto para salários de magistrados e promotores. A servidora Silvana Valadares, da Justiça Federal em Minas Gerais, recebeu R$ 261.466,67 líquidos em maio, maior contracheque do órgão no Estado. Desse total, R$ 241.927,00 vieram como “vantagens eventuais”. O TRF-6 informou que não é responsável direto pelos pagamentos, que são geridos pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). O valor superou em R$ 127 mil o salário do juiz mais bem remunerado da seção, que recebeu R$ 134.401,53 no mesmo mês. Segundo o tribunal, as “vantagens eventuais” incluem férias, indenizações, gratificações, horas extras e valores retroativos. O principal fator do aumento foi o pagamento de abono permanência, referente ao período de 2018 a 2025. O benefício é pago a servidores que já poderiam se aposentar, mas permanecem na ativa. O STF decidiu que adicionais não podem ultrapassar 70% do subsídio de ministro da Corte. Isso limita as verbas extras a cerca de R$ 32,4 mil acima do teto, podendo chegar a R$ 78,7 mil no total mensal. Os adicionais foram divididos em dois blocos, cada um limitado a 35% do subsídio. O abono permanência ficou fora do limite por ser considerado devolução previdenciária. O TRF-6 afirma que o caso é excepcional e não deve gerar novos pagamentos semelhantes.

SUPERCOMPUTADOR MAIS PORTENTE É DA CHINA

A China voltou ao topo da computação de alto desempenho com o supercomputador LineShine, eleito o mais potente do mundo no ranking TOP500, divulgado durante a conferência ISC, na Alemanha. É a primeira vez desde 2017 que um sistema chinês lidera a lista, referência global do setor. O LineShine superou o El Capitan, dos Estados Unidos, que caiu para a segunda posição. Instalada em Shenzhen, a máquina alcançou 2,2 exaflops de desempenho, medida que indica a capacidade de realizar cálculos por segundo. O destaque é que o equipamento foi construído inteiramente com processadores desenvolvidos na China, sem depender de chips americanos, reforçando a estratégia de Pequim de ampliar sua autonomia tecnológica. Apesar da perda da liderança, os Estados Unidos ainda ocupam três das quatro primeiras posições do ranking. O supercomputador alemão Jupiter Booster aparece em quinto lugar.

Santana, 23 de junho de 2026.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


AUDITORIA EXTERNA NA FOLHA DE PAGAMENTO DO GDF


A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou nesta terça-feira (23/6) a determinação para contratação de uma auditoria externa na folha de pagamento do GDF. A medida foi tomada após os desdobramentos da operação Juros Zero, deflagrada pelo MPDFT e pela PCDF em 19/6. O objetivo é investigar denúncias de descontos irregulares em salários, aposentadorias e pensões de servidores ativos, inativos e pensionistas. Paralelamente, a Secretaria de Economia abrirá um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) interno. Celina afirmou, em publicação na rede X, que a intenção é recuperar valores eventualmente desviados e que a PGDF já foi acionada para buscar medidas jurídicas de ressarcimento. Ela destacou que salários e benefícios dos servidores são “sagrados”. A investigação apura um suposto esquema envolvendo crédito consignado e um produto de antecipação salarial criado por decreto em agosto de 2024. A operação teria sido estruturada com atuação de uma plataforma privada, que passou a operar o serviço após a norma.

Segundo o Ministério Público, foram identificados descontos automáticos com taxas consideradas abusivas, disfarçadas de encargos, em contracheques de servidores. O total movimentado ultrapassaria R$ 81 milhões. Análises preliminares indicam que os juros embutidos poderiam superar 200% ao ano, acima das taxas de mercado. A operação também cumpriu cerca de 50 mandados de busca e apreensão no DF, São Paulo e Curitiba. Entre os alvos estão órgãos do GDF como a Secretaria de Economia, o BRB e o Iprev-DF, além de empresas de pagamentos. Também foram citados ex-gestores, como Ney Ferraz e Paulo Henrique Costa. A investigação teve origem em representação do deputado distrital Gabriel Magno (PT), que apontou indícios de falhas de governança. O caso envolve suspeitas de favorecimento à operadora privada no sistema estatal. O PicPay nega irregularidades, enquanto entidades sindicais defendem a restituição dos valores descontados. O caso segue sob apuração das autoridades. 

IGREJA USA LATIM NAS MISSAS

VERBAS INDENIZATÓRIAS DE MAGISTADOS É DEFENDIDA PELO SINDIMAGIS


As verbas indenizatórias pagas a magistrados acima do teto constitucional são defendidas como direitos, não privilégios, por Cyntia Cordeiro, presidente do Sindimagis. 
Ela afirma que a decisão do STF de limitar esses pagamentos atinge a categoria de forma injusta. Segundo ela, o ministro Flávio Dino estaria conduzindo uma agenda de caráter político. O sindicato foi formalizado após mobilização iniciada durante a pandemia, em redes sociais e grupos de mensagens. A entidade é apresentada como a primeira organização sindical de magistrados no Brasil. O Sindimagis passou a atuar judicialmente em ações sobre os chamados “penduricalhos”. Cordeiro diz que o STF tenta desviar atenção de crises internas ao tratar do tema. Ela nega que juízes de primeira instância recebam privilégios generalizados. Afirma que muitos benefícios são direitos adquiridos por tempo de carreira. Sobre sindicalização, diz não haver vedação constitucional para juízes se organizarem em sindicato. Ela ressalta que apenas militares são impedidos de fazer greve. Segundo ela, paralisações recentes foram reações espontâneas às mudanças salariais. Cordeiro afirma que reduções de remuneração causaram surpresa e reação imediata na categoria. O sindicato não divulga número de filiados, alegando fase inicial de organização. Ela diz que a entidade ainda tem baixa representatividade em relação a associações tradicionais.

A diferença entre sindicato e associações seria a representação legal de toda a categoria. Associações representariam apenas seus associados, enquanto o sindicato teria abrangência geral. Sobre Flávio Dino, ela afirma que sua atuação teria motivação política. Cordeiro diz que ele estaria projetando candidatura futura e usa o caso como vitrine. Critica a ausência de quarentena para ministros que ingressam no STF. No debate sobre supersalários, defende que verbas indenizatórias não são salário. Afirma que se referem a valores devidos e não pagos no momento correto. Sustenta que o Estado reconhece dívidas, mas posterga pagamentos. Diz ainda que outros atores do sistema de Justiça também receberam tais verbas. Cordeiro rejeita a ideia de que magistrados vivam de privilégios, citando casos de alta renda no setor público. Afirma que privilégios reais seriam desvios sem justificativa legal. O sindicato defende maior presença de juízes de carreira no Supremo Tribunal Federal. Argumenta que isso garantiria maior alinhamento com o devido processo legal. Sobre férias, afirma que o regime de 60 dias é legal e apenas fracionado por norma interna. Por fim, defende reajuste dos subsídios pela inflação e diz não buscar novos privilégios.

 

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDES EM BANCO DE EDIR MACEDO


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Miragem, que investiga um suposto esquema de fraudes no banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal e proprietário da RecordTV. A ação cumpre nove mandados de busca e apreensão e conta com autorização da Justiça Federal de São Paulo para bloquear até R$ 670 milhões em bens, além da quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados. Segundo a PF, os suspeitos teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros financeiros para ocultar a real situação do banco, apresentando uma condição financeira mais favorável aos órgãos de controle e viabilizando operações irregulares. Os investigados podem responder por gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em documentos contábeis e realização de operações de crédito proibidas pelo Sistema Financeiro Nacional.

Macedo entrou no setor bancário em 2020, ao adquirir o antigo Banco Renner, posteriormente rebatizado como Digimais. A instituição enfrenta dificuldades financeiras há anos e está em processo de negociação para venda ao BTG Pactual. Relatórios de auditoria também apontaram que o banco aplicou R$ 3 bilhões em fundos sem demonstrações financeiras auditadas, além de registrar forte valorização em fundos recém-criados, gerando lucro contábil de R$ 639,8 milhões cuja razoabilidade não pôde ser comprovada pelos auditores. Até a publicação da reportagem, nem Edir Macedo nem o Digimais haviam se manifestado sobre a operação.

 

WAGNER É PRESSIONADO PARA DEIXAR A LIDERANÇA DO GOVERNO

A crise provocada pela Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, aumentou a pressão sobre o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Segundo interlocutores do Planalto e do PT, o senador, antes decidido a permanecer no cargo, já admite pedir licença da função para evitar desgaste ao projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão ainda depende de uma conversa com Lula, prevista para os próximos dias. O presidente prefere que Wagner se afaste por iniciativa própria, alegando necessidade de se defender das acusações relacionadas ao Banco Master e de preservar sua campanha à reeleição ao Senado. Se a licença for confirmada, o governo pretende reforçar que não faz prejulgamentos, garante autonomia às investigações da PF e que Wagner poderá reassumir o posto caso seja inocentado.

Entre os possíveis substitutos, o nome mais citado é o da senadora Tereza Leitão. Também há quem defenda o ministro da Educação, Camilo Santana, que, porém, demonstra resistência. Enquanto isso, a defesa de Wagner recorreu ao STF para anular a decisão que autorizou buscas e apreensões. Os advogados alegam erros na investigação, negam favorecimento ao Banco Master e afirmam que os valores em dólar e euro apreendidos têm origem lícita e comprovada. Wagner é investigado por suposto favorecimento ao Banco Master em temas legislativos e por relações com pessoas ligadas à instituição. A repercussão das buscas, da apreensão de recursos e das suspeitas sobre a compra de um imóvel de alto padrão gerou preocupação dentro do governo.

 

GILMAR MENDES CRITICA ANDRÉ MENDONÇA


O ministro do STF Gilmar Mendes criticou o colega André Mendonça por ter recebido advogados de Daniel Vorcaro para tratar de uma possível delação premiada no caso Banco Master. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Gilmar classificou a situação como um “erro crasso” e afirmou que a lei não permite a participação de juízes ou relatores nas negociações de colaboração. Segundo ele, os acordos devem ser firmados exclusivamente entre o Ministério Público e o delator. A crítica ocorre após discussão entre os dois ministros na Segunda Turma do STF, quando Mendonça afirmou ter rejeitado uma proposta de delação que considerou seletiva.

Gilmar também questionou métodos adotados na investigação, citando mudanças no regime prisional de Vorcaro, supostos vazamentos de informações, prisões de familiares e a morte de Luiz Phillipi Mourão, o “Sicário”, integrante de um grupo ligado ao banqueiro. As tentativas de acordo de delação de Vorcaro já foram rejeitadas pela Procuradoria-Geral da República e pela Polícia Federal por falta de fatos novos. Gilmar comparou o caso à Operação Lava Jato, da qual é crítico, e voltou a condenar prisões prolongadas e práticas que considera abusivas, classificando a operação como o “maior escândalo judicial do mundo”. 

IA NO SETOR JURÍDICO GANHA AÇÃO


Um escritório de advocacia baseado em inteligência artificial venceu pela primeira vez uma ação nos tribunais ingleses, marcando um avanço no uso da IA no setor jurídico. 
A Garfield AI, primeiro escritório de advocacia com IA autorizado no Reino Unido, obteve vitória em um caso de honorários não pagos a uma freelancer após julgamento de três horas no Tribunal do Condado de Wandsworth. Segundo o fundador Philip Young, ex-advogado de Londres, é a primeira vez que um processo é vencido com o apoio de um “advogado de IA” em qualquer lugar do mundo. A plataforma preparou toda a documentação do caso, incluindo declarações de testemunhas. A sustentação oral foi feita por um advogado humano. A autora, Tamires Camal Taquidir, recebeu decisão favorável e recuperou 7.000 euros. Ela gastou cerca de 400 euros com os serviços da Garfield para conduzir a ação. A empresa oferece desde cartas de cobrança por 2 euros até o protocolo de ações judiciais a partir de 50 euros. Desde sua criação, afirma ter movido mais de 600 processos e recuperado cerca de 500 mil euros para clientes.

Young afirmou que a IA não substitui juízes nem advogados, mas torna o acesso à Justiça mais rápido e barato. O caso ocorre em meio ao avanço da IA no setor jurídico, embora persistam preocupações com erros. Recentemente, escritórios renomados no Reino Unido e nos EUA foram criticados por apresentarem informações falsas geradas por inteligência artificial. Para Taquidir, a tecnologia tornou viável cobrar um valor que talvez não compensasse buscar pelos meios tradicionais, devido aos custos e ao tempo envolvidos. 

MANCHETES DE ALGUNS JORNAIS DE HOJE, 23/06/2026

CORREIO BRAZILIENSE - BRASÍLIA/DF

Gilmar critica Mendonça e diz que relator não pode negociar delação

"O acordo é entre o Ministério Público ou a Polícia Federal e o delator. Então aqui já há erro crasso", disse o ministro

O GLOBO - RIO DE JANEIRO/RJ

PF faz operação contra fraudes no sistema financeiro e bloqueia até R$ 670 milhões ligados ao banco de Edir Macedo

Investigação aponta manipulação de balanços para ocultar a situação financeira do banco e apura operações consideradas irregulares em benefício da controladora

FOLHA DE SÃO PAULO - SÃO PAULO/SP

Pré-campanha de Flávio teme que Supremo esvazie TSE e o prejudique na disputa com Lula

Auxiliares do presidenciável mencionam casos do Rio e de Roraima para indicar disposição da Primeira Turma de interferir no pleito Avaliação repete a de 2022, quando Bolsonaro e aliados acusaram Moraes de desequilibrar o resultado das urnas

TRIBUNA DA BAHIA - SALVADOR/BA

Lula: facções pagam 'mensalidade' para atrair crianças

A fala ocorreu durante cerimônia de adesão do Rio de Janeiro ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE/RS

Com paralisação de duas horas, França goleia Iraque e mantém 100% na Copa do Mundo

Mbappé, duas vezes, e Dembélé marcaram os gols da vitória por 3 a 0, na Filadélfia

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - LISBOA/PT  

Entraram por dia em Portugal em média 581 novos imigrantes entre 2021 e 2025

O ano de 2022, logo após a pandemia, foi aquele em que se registou a maior entrada de imigrantes: 326.090. O travão começou em 2024, com o fim das manifestações de interesse e alterações à lei.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

RADAR JUDICIAL


PRIMEIRO-MINISTRO RENUNCIA

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22/06) que deixará o cargo de chefe de governo e a liderança do Partido Trabalhista. Segundo ele, a decisão foi comunicada ao rei Charles III após perder apoio dentro da própria bancada. “Ouvi a resposta da minha bancada parlamentar e a aceito com serenidade”, afirmou Starmer ao comentar os questionamentos sobre sua capacidade de liderar o partido nas próximas eleições. Com a saída, o Reino Unido chegará ao seu sétimo primeiro-ministro em apenas dez anos. O processo para escolha do sucessor deve ocorrer nos próximos meses, e o novo líder trabalhista deverá assumir oficialmente o cargo até a retomada dos trabalhos do Parlamento, prevista para setembro. 


EX-MINISTRO É CONDENADO NA ESPANHA

A Suprema Corte da Espanha condenou nesta segunda-feira (22) o ex-ministro dos Transportes, José Luis Ábalos, a 24 anos de prisão por corrupção. A sentença é a primeira de uma série de casos que atingem o Partido Socialista, do premiê Pedro Sánchez. Ábalos foi considerado culpado por organização criminosa, suborno, peculato e tráfico de influência em contratos de compra de materiais médicos durante a pandemia de Covid-19. Seu ex-assessor Koldo García recebeu pena de 19 anos. O empresário Víctor de Aldama foi condenado a quatro anos e meio, mas teve a prisão suspensa por colaborar com as investigações. A decisão amplia a pressão sobre Sánchez, que chegou ao poder prometendo combater a corrupção. Embora não seja investigado, o premiê enfrenta desgaste político devido a acusações envolvendo aliados e familiares. A oposição, liderada por Alberto Núñez Feijóo, pede sua renúncia e a convocação de novas eleições.


REI VAI DIVULGAR IMPOSTOS PESSOAIS

O rei Charles 3º anunciou que divulgará o valor de seus impostos pessoais, tornando-se o primeiro monarca britânico a adotar a medida. A iniciativa busca ampliar a transparência das finanças da família real diante do crescente escrutínio público. Embora os soberanos paguem impostos sobre rendimentos privados desde 1993, não são obrigados a divulgar suas declarações. Charles já fazia isso quando era príncipe de Gales, mas agora levará a prática ao trono. Segundo o Palácio de Buckingham, a decisão partiu do próprio rei e integra o processo de modernização da monarquia. A declaração referente ao ano fiscal de 2024-2025 será publicada em 25 de junho. O anúncio ocorre em meio aos impactos dos escândalos envolvendo o príncipe Andrew e às críticas sobre os custos e privilégios da realeza. Grupos antimonarquistas afirmam que a medida ainda deixa dúvidas sobre impostos, patrimônio e despesas da família real. A monarquia também recebe a Subvenção Soberana, verba pública que somou £ 132,1 milhões em 2025-2026 e não é tributável.

EX-PREFEITO FOI O MAIS VOTADO EM RORAIMA

O ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), foi o mais votado na eleição suplementar para o governo de Roraima, com 60,87% dos votos. Apesar da vitória, o TRE-RR ainda não proclamou o resultado oficial. A candidatura de Arthur está sub judice, pois o STF e o TSE ainda analisam recurso sobre seu registro eleitoral. Como seus votos superaram 50% do total válido, a legislação impede a confirmação do resultado até decisão final da Justiça. Arthur recebeu 160.004 votos, contra 93.897 de Soldado Sampaio (Republicanos), atual governador interino, e 8.948 de Nelita Frank (PT). Enquanto o processo não é concluído, Soldado Sampaio permanece no comando do Estado. A controvérsia envolve o prazo de desincompatibilização exigido para Arthur deixar a Prefeitura de Boa Vista antes da eleição. A disputa foi convocada após a cassação dos mandatos de Antonio Denarium e Edilson Damião por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

CHINA ANUNCIA RETALIAÇÃO CONTRA EUA

A China anunciou nesta segunda-feira (22) novas medidas de retaliação contra os Estados Unidos. O governo chinês impôs controles de exportação a dez empresas americanas e proibiu órgãos públicos de comprar produtos de outras 46 companhias dos EUA. A decisão responde à inclusão das gigantes chinesas Alibaba e Baidu na lista do Pentágono de empresas supostamente ligadas às Forças Armadas chinesas. Pequim classificou a medida americana como um “ato flagrante” e afirmou que as restrições visam proteger sua segurança nacional. Entre as empresas afetadas pela proibição de compras governamentais estão Lockheed Martin, Raytheon e a divisão de defesa da Boeing. As novas sanções entram em vigor imediatamente, mas não atingem empresas instaladas na China com investimentos americanos. A medida amplia a disputa entre as duas maiores economias do mundo, em meio à crescente rivalidade nos setores de tecnologia, defesa e comércio.

CARRO NO MODO ASSISTÊNCIA AUTOMATIZADA CAUSA MORTE

Um acidente envolvendo um Tesla em modo de assistência automatizada causou a morte de uma mulher de 76 anos no Texas, EUA, na sexta-feira (19). O veículo, um Model 3 conduzido por Michael Butler, saiu da pista, atravessou uma barreira de tijolos e invadiu uma residência em Katy, perto de Houston. A vítima, Martha Avila, estava na sala da casa quando foi atingida. Ela foi levada de helicóptero a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, o motorista utilizava um sistema de assistência à direção, não apresentava sinais de embriaguez e colaborou com a investigação. As autoridades ainda apuram por que o carro não conseguiu reduzir a velocidade antes do impacto. O caso reacende debates sobre a segurança do sistema Autopilot da Tesla, alvo de investigações e recalls nos últimos anos após acidentes, alguns deles fatais. A montadora ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

                                                   Santana, 22 de junho de 2026.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


DESABASTECIMENTO NA BOLÍVIA PROVOCA ROTAS ALTERNATIVAS


A crise de desabastecimento causada pelos bloqueios de estradas na Bolívia transformou aeroportos em rotas alternativas para o transporte de alimentos. Em La Paz, frangos que custavam 50 bolivianos passaram a ser vendidos por até 110 bolivianos em vans improvisadas, devido aos altos custos de transporte. 
Com o acesso terrestre comprometido, produtos chegam de avião, principalmente de Santa Cruz de la Sierra, principal polo agropecuário do país. Lá, o frango custa cerca de 35 bolivianos, mais de 200% menos que em La Paz. No Aeroporto Internacional Viru Viru, caixas de isopor tornaram-se item indispensável. Passageiros compram carnes e frangos a preços locais, armazenam os produtos e os despacham como bagagem para regiões afetadas pela escassez. Lojas do aeroporto passaram a vender caixas térmicas de vários tamanhos para atender à demanda crescente. Nas filas de check-in, passageiros identificam os recipientes para evitar trocas na chegada.

A estudante Khelen Maita, de 21 anos, viajou duas vezes em duas semanas transportando frangos para La Paz. Na primeira, revendendo os produtos, conseguiu apenas cobrir custos e obter pequeno lucro. Até viajantes que retornam do exterior aproveitam escalas em Santa Cruz para abastecer familiares. Muitos embarcam com carnes, embutidos e outros alimentos congelados. Embora o número de bloqueios tenha diminuído nas últimas semanas, o desabastecimento persiste. O presidente Rodrigo Paz decretou estado de emergência, autorizando medidas para liberar estradas. Filas para compra de alimentos e combustível continuam sendo registradas em várias cidades, inclusive em Santa Cruz. Para muitos bolivianos, a crise evidencia o agravamento da situação econômica e logística do país.

FALHAS NO CONTROLE DE RECURSOS REPASSADOS PELA UNIÃO


O TCU (Tribunal de Contas da União) apontou falhas no controle de recursos repassados pela União a estatais federais não dependentes, abrindo brechas para uso indireto do dinheiro em despesas correntes, como salários e manutenção. Essas empresas, em tese, possuem receitas próprias suficientes para custear suas operações. Embora os aportes do Tesouro sejam permitidos para investimentos e aumento de capital, o tribunal afirmou não haver mecanismos capazes de rastrear com precisão a aplicação dos recursos. A falta de controle foi uma das ressalvas nas contas de 2025 do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o TCU, os valores recebidos se misturam ao caixa das empresas e aos rendimentos de aplicações financeiras, dificultando a identificação da origem e do destino dos recursos. Para os auditores, isso fragiliza a transparência, pode mascarar dificuldades financeiras e compromete a avaliação da real situação econômica das estatais. O relatório também alerta que a falta de rastreabilidade pode dificultar a definição de quais empresas são ou não dependentes do Tesouro, classificação relevante para as contas públicas.

Em 2025, quatro estatais receberam aportes considerados superiores às necessidades imediatas dos projetos: Hemobrás (R$ 150 milhões), Infraero (R$ 122,3 milhões), Codern (R$ 80,7 milhões) e Ceagesp (R$ 2,2 milhões). Segundo o TCU, essa prática gerou saldos elevados em caixa e aplicações financeiras. Os auditores defendem a criação de marcadores contábeis e sistemas de rastreamento para acompanhar os recursos desde o aporte até sua aplicação final. O tema passará a ser prioridade nas fiscalizações, diante da preocupação com o aumento dos déficits das estatais e da pressão sobre suas finanças.