segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O PROFESSOR É VALORIZADO

O livro da jornalista americana, Amanda Ripley, “As Crianças Mais Inteligentes do Mundo”, mostra o caminho seguido por muitos países para encontrar a boa qualidade do ensino. 

Finlândia, Coréia do Sul e Polônia são “verdadeiras fábricas de bons alunos”, enquanto o Brasil continua com baixíssima qualificação. Os governos desses países modernizaram os currículos, valorizaram os professores e a consequência é mostrada no ranking da educação do Pisa, Programa Internacional de Avaliação: Finlândia, posicionada na 4ª colocação, Coréia, na 7ª, Polônia, na 12ª, enquanto o Brasil, na 57ª, entre 65 países avaliados. 

Esses três países não se destacaram pelo maior investimento na educação, como os Estados Unidos que, apesar dos gastos, foi colocado no 29º lugar. Finlândia, Coréia e Polônia descobriram o óbvio ululante, ou seja, engrandecer a peça mestra, os professores. Tornaram a carreira de docente atrativa, ao ponto de quem quiser fazer pedagogia necessário está entre os 30% de notas mais altas. Na Coréia, a admiração pelo professor é tamanha que torna-se um “pop star”. 

O resultado de tudo isso é que o professor é bem remunerado e o estudante é dedicado, porque, nesse regime, só é aprovado quem aprende, distanciando do sistema que obriga o professor a passar para o nível seguinte todos os alunos.

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