O Senado, por larga maioria, 57 contra 9, aprovou no dia 15/7, projeto destinado a criação de mais 200 novos municípios no país. Cabe agora aos deputados manifestar sobre a matéria e, caso aprovem, encaminhar para a presidente Dilma que já vetou projetos semelhantes, sob a fundamentação de impactos nos cofres públicos. Além disso, os deputados e senadores, recentemente, aprovaram medida que triplica a verba para o fundo partidário, dividida entre os partidos políticos.
Enquanto isso acontece, no cenário político, no palco do Judiciário, o Tribunal de Justiça da Bahia fecha 66 comarcas e 23 Varas, no interior, através de desativação ou agregação, desatende à população com o descuido nos cartórios judiciais e extrajudiciais que estão desérticos e não se visualiza solução a curto prazo.
O povo, através de suas lideranças não podem nem devem aceitar tais posicionamentos, porquanto a cidadania e a dignidade do homem debilita, seja com a dificuldade de acesso à Justiça, seja com o simples registro de nascimento, providência que, no interior, exige-se o deslocamento por 100 quilômetros para encontrar um cartório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário