segunda-feira, 30 de abril de 2018

PROLIXIDADE DOS POLÍTICOS (XIV)

A ex-presidente aventura-se e fala sobre o ET:

"Primeiro, eu queria te dizer que tenho muito respeito pelo ET de Varginha. E eu sei que aqui, que não viu conhece alguém que viu, ou tem alguém na família que viu, mas de qualquer jeito eu começo dizendo que esse respeito pelo ET de Varginha está garantido”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não gosta de ler, disse sobre Napoleão Bonaparte:

"Quando Napoleão foi à China, ele cunhou uma frase que ficou famosa. Ele disse: A China é um gigante adormecido que o dia que ele acordar, o mundo vai tremer”. 

A senadora Gleisi Hoffmann:

"Mais do que nunca, necessitamos de um governo de esquerda de volta ao nosso País, para retomar o desenvolvimento nacional, a política externa altiva e ativa e reverter as consequências do ajuste neoliberal imposto pela quadrilha golpista que se instalou no nosso governo”. 

O diretor de Orçamento do governo Trump, Mick Mulvaney, referindo-se à mudança climática, vítima dos cortes orçamentários, em 2017, disse:

"O presidente deixou claro (...) Não vamos gastar mais dinheiro com isso. Isso é um desperdício do seu dinheiro”.

PAÍSES MAIS PACÍFICOS DO MUNDO

Segundo o Índice Global da Paz/2017, os 15 países mais pacíficos do mundo são: Islândia, Nova Zelândia, Portugal, Áustria, Dinamarca, República Tcheca, Eslovênia, Canadá, Suiça, Irlanda, Japão, Austrália, Butão, Noguega, Húngria. 

O Brasil, que já foi o 74º melhor colocado, em 2011, passou para a 105º, dentre os 163 analisados. Na América do Sul ocupa uma das piores posições, à frente apenas da Venezuela e Colômbia. O Chile lidera, na região, seguido pelo Uruguai. Se considerada a criminalidade, quantidade de crimes violentos, acesso a armas e o número de homicídios na região, o Brasil tem a maior nota negativa, pior que o Haiti e o Sudão.

Os Estados Unidos caiu 11 pontos e está na 114ª colocação, pior que o Brasil. Em contrapartida, Portugal melhorou substancialmente e, no item segurança, ultrapassa países como Áustria e Dinamarca.

SINPOJUD RECLAMA REAJUSTE LINEAR


O Sinpojud está convocando todos os seus filiados para comparecerem na quarta feira, 2/5, a partir das 9.00 hs, em frente ao Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo, quando promoverá manifestação para reclamar o reajuste linear, que não foi pago pelo governo do Estado, sob o fundamento de dificuldades orçamentárias. O Sinpojud questiona a alegação de ultrapassagem dos limites da responsabilidade fiscal, porquanto o Portal da Transparência mostra folga para cumprimento do reajuste.

JUIZ CONCEDE LICENÇA PATERNIDADE DE 15 DIAS

O juiz José Domingues Filho, da 6ª Vara Cível de Dourados/MS, concedeu Mandado de Segurança a um servidor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul que reclamava ampliação da licença paternidade, concedida pela instituição de cinco dias, de conformidade com o Estatuto. 

O magistrado evocou a Lei Federal n. 13.257/2016, que alterou o Programa da Empresa Cidadã, acrescentando a possibilidade de prorrogação da licença paternidade para 15 dias, o mesmo que ocorreu com o Decreto n. 8.737/2016, que instituiu o Programa de Prorrogação da Licença Paternidade para os servidores federais. Assegurou que no Judiciário e no Ministério Público existe normativas, regulamentando a prorrogação desse prazo.

A POLUIÇÃO NA CHINA

A poluição na China passou a ser um grave problema a partir dos anos 1980, quando os níveis de poluentes no ar passaram a causar aumento nos dias de nevoeiros de partículas. As partículas mais perigosas são as microscópicas, menos de 2,5 micrômetros de diâmetro, porque penetram nas células humanas. Isso afeta o sistema cardíaco e imunológico. 

Em 2016, um grande nevoeiro de partículas tóxicas cobriu todo o norte chinês por mais de 72 horas e o governo tomou algumas medidas, a exemplo do rodízio de carros, pausas nas construções civis e nas indústrias. O fenômeno ficou conhecido com o segundo "alerta vermelho”, porque fato semelhante aconteceu no ano de 2015. 

A China é o país mais poluído do mundo; no ano de 2016, morreram 1.075 milhão de pessoas em virtude da inalação de micropartículas poluentes, segundo publicação do State of Global Air, divulgado anualmente pelo Health Effects Institute, de Boston. O índice de poluição na China é de 56 microgramas por metro cúbico e a queima de carvão apresenta-se como o principal poluidor.

domingo, 29 de abril de 2018

VEJA EM "SENSACIONALISTA"


Sob o título de "Precipitou-se”: “o procurador de Justiça Antônio Marchi Júnior ao pedir a prisão de Educar Azeredo apenas vinte anos após o crime ter sido cometido. Tucanos dizem que se deve pensar mais um pouco para que não se cometa uma injustiça”.