Gana, cuja capital é Acra, está localizado na África Ocidental e é limitado ao norte com Burkina Faso e Níger, ao sul com o Oceano Atlântico, a oeste com a Costa do Martim, a leste com o Togo, além de ser banhado pelo golfo da Guine, no Oceano Atlântico, ao sul. Era colônia britânica e tornou-se o primeiro país africano a conquistar a independência em 1957. Tem 30.981.679 habitantes e extensão territorial de 238.533 quilômetros quadrados. A divisão administrativa do país comporta 10 regiões, subdivididos em distritos. São cidades principais Acra, Kumasi e Tamale.
É uma república presidencialista. A Constituição de 1992 atribui a chefia do governo ao presidente e o parlamento é unicameral. O presidente é eleito pelo povo para mandato de quatro anos. Cabe-lhe escolher um conselho de ministros, sujeito a aprovação pelo parlamento. O legislativo também é eleito por voto universal para mandato de quatro anos. O sistema judiciário, sustentado na Constituição de 1992, segue o direito comum britânico e é composto pelo Supremo Tribunal do Gana, tribunais de apelação e tribunais superiores de justiça; seguem-se os tribunais de circuito, magistrais e tradicionais.
O diplomata Kofi Annan, de Gana, destacou-se quando ocupou o cargo de Secretário Geral das Nações Unidas pelo período de nove anos, encerrado em 2006. O idioma oficial do país é o inglês, mas tem as línguas regionais. A religião predominante é o cristianismo, 57,6%, dos quais 24% de protestantes.
Na economia, Gana é grande exportador de ouro, diamante, manganês bauxita, madeira e petróleo; é o segundo maior produtor de cacau; produz também o café, banana e arroz. A indústria destaca-se pela produção de alimentos, bebidas, cigarros, produtos químicos, metalúrgica e madeireira.
Gana lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário