quinta-feira, 3 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: HONG KONG (XXXI)

A ilha de Hong Kong localiza-se no sul da China; tem 7.603.128 habitantes e área de 1.104 quilômetros quadrados. É limitada a leste, sul e oeste, pelo Mar da China Meridional, pela cidade Shenzhen e da província de Guangdon; ao norte com o rio Shenzhen. Hong Kong e Macau são duas regiões administrativas especiais da República Popular da China; são 18 distritos administrativos. A cidade possui inúmeros arranha-céus, proporcionando condições para ser densamente povoada.

O controle britânico permaneceu por 156 anos, até 1997, quando a China reassumiu a soberania da ilha. Hong Kong difere muito da China, no que se refere ao sistema político e judiciário. O judiciário segue a linha do common law. Na esfera política, Hong Kong adota um sistema multipartidário, no qual o chefe de governo é escolhido por um Comitê de Seleção/Eleição, contando com 400 a 1200 membros. 

Antes da pandemia do coronavírus, em 2109, o povo chinês protestou por sete meses contra a interferência na política da ilha pelo governo chinês e em defesa de reformas democráticas. Os movimentos continuam a exemplo do apoio dado ao magnata Jimmy Lai, proprietário do jornal "Apple Daily”, que defende os princípios democráticos; ele foi preso e enquadrado na lei de segurança nacional e o povo faz fila para comprar seu jornal; de tiragem de 70 mil exemplares passou para 550 mil.

O governo é constituído pelos Conselhos Executivo e Legislativo, os serviços civis e o Judiciário. O Conselho Executivo é dirigido pelo Chefe do Executivo, eleito indiretamente pela Comissão Eleitoral; o Conselho Legislativo é composto por 70 membros, sendo que metade é eleita pelo povo e a outra, indiretamente pelas circunscrições funcionais; o serviço civil é neutro e responsável pela implementação das políticas públicas, e presta serviços ao governo. O Judiciário é formado por juízes nomeados pelo Chefe do Executivo, com recomendação de uma comissão independente. 

Os idiomas oficiais são o chinês inglês e as religiões principais são o confucionismo, taoísmo, budismo, islamismo e cristianismo.

Na economia, o país destaca-se pelo grande centro financeiro que possui. Para se aferir a importância da cidade basta saber que em Hong Kong são instalados 107 consulados, superior a qualquer outra cidade em todo o mundo. O setor bancário é bastante sofisticado e são inúmeras as empresas multinacionais. É invejável o sistema de transporte público, usado por mais de 90% das viagens diárias.

Hong Kong lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário