O Peru conquistou sua independência da Espanha em 1821; é, atualmente, uma república presidencialista democrática, dividida em 25 regiões e cada uma tem seu próprio governo. O presidente é o chefe de Estado e de governo, eleito para mandado de cinco anos, sem direito a reeleição; cabe-lhe escolher o primeiro-ministro e o Conselho de Ministros. O Congresso é unicameral, com 120 membros, para mandado de cinco anos. O poder judiciário é independente, apesar de intervenções políticas no sistema. O voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos.
O ex-presidente Alberto Fujimori convocou uma Assembleia Constituinte que redigiu uma nova Constituição, promulgada em 1993. Fujimori permaneceu no poder entre os anos de 1990 até o ano 2000, quando foi forçado a renunciar ao cargo. Terminou sendo processado e condenado a prisão; outros ex-presidentes foram condenados por atos de corrupção, tendo participação de construtoras do Brasil.
O idioma oficial é o espanhol, mas fala-se o quéchua e o aymará, além de outras línguas. A religião que predomina é a católica. São cidades principais: Lima, Arequipa e Trujillo.
Na economia, o país desenvolve a agricultura e a pesca, a exploração de minérios e manufatura de produtos têxteis.
O Peru lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário