A Áustria é uma república democrática federal parlamentar, composta de nove estados federais, subdivididos em distritos e estes em cidades. A Constituição foi editada em 1920 e teve uma revisão em 1929 e outra em 1945. O Presidente é o chefe de estado, eleito pelo voto popular; já o presidente do governo federal é o chanceler federal, nomeado pelo Presidente. O Parlamento é composto por duas câmaras; o Conselho Nacional com 183 membros, a cada cinco anos, eleitos por cidadãos a partir dos 16 anos e o Conselho Federal, com 64 membros eleitos pelas assembleias provinciais. O Tribunal Constitucional é o mais influente órgão na vida política do país, mas desde 1995, o Tribunal de Justiça da União Europeia pode anular decisões austríacas em todas as matérias definidas pela União Europeia.
O idioma oficial é o alemão. A religião predominante é o cristianismo, 86%, do qual 77% de católicos, seguindo os protestantes com 7%. São cidades importantes: Viena, Graz e Linz.
Na economia, destaca-se a indústria e o turismo; o país produz, na agricultura, trigo, cevada e outros cereais; na pecuária, bovinos, suínos e aves; na mineração, minério de ferro e na indústria, máquinas metalúrgica, madeireira.
A Áustria lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário