Trata-se de um Estado unitário, tendo a rainha Isabel II como chefe de Estado, que atua na mesma condição em quinze outros países. O governo é parlamentar e o Reino Unido, Nova Zelândia e Israel são os três países, em todo o mundo, que não possuem uma constituição codificada. O primeiro-ministro é o chefe de governo e é de confiança da maioria da Câmara dos Comuns, com 650 assentos, sendo, quase sempre, o líder do maior partido; ele escolhe o gabinete. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte têm seus próprios governos. O Reino Unido possui três sistemas jurídicos: o direito inglês, a lei da Irlanda do Norte e o direito escocês. O direito comum é sustentado nas decisões dos juízes e tribunais, usando o senso comum e os conhecimentos de precedentes legais. O Supremo Tribunal da Judicatura da Inglaterra e do País de Gales, composto do Tribunal de Apelação, a Suprema Corte da Justiça e as Cortes da Coroa chefiam os Tribunais da Inglaterra e do País de Gales. O Comitê de Apelação da Câmara dos Lordes é o maior órgão jurisdicional, nos casos criminais e civis da Inglaterra, Gales e Irlanda do Norte.
A moeda, diferentemente da maioria dos países da Europa, continua sendo a libra esterlina. A religião que prevalece é o cristianismo, 80% dos quais 21% de católicos, 20% de anglicanos e outros. São cidades principais: Londres, Manchester e Birminghan.
Na economia, o país tem produção agrícola de trigo, cevada e batata; na pecuária, bovinos, ovinos e suínos; na mineração carvão, gás natural e petróleo; na indústria, alimentícia, equipamentos de transporte, química e metalúrgica.
Reino Unido lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário