A Venezuela, denominada de República Bolivariana de Venezuela, cuja capital é Caracas, situa-se na no norte da América do Sul. Teve sua independência da Espanha reconhecida em 1845. Possui 31.703.499 habitantes em extensão territorial de 916.445 quilômetros quadrados. É limitada ao norte com o Mar do Caribe, ao sul com o Brasil a leste com a Guiana e a oeste com a Colômbia. Trata-se de uma república federal e presidencialista, com Constituição de 1999, que mantém como poderes o executivo, legislativo e judiciário. O executivo é desempenhado pelo presidente eleito pelo povo, para mandato de seis anos, com função de chefe de Estado e de governo; cabe-lhe nomear o vice-presidente e os ministros. O legislativo compete a Assembleia Nacional, com 167 membros, eleitos para mandatos de 5 anos. O judiciário tem como órgão máximo o Supremo Tribunal de Justiça, constituído por 36 membros, eleitos para mandato de doze anos e designados pela Assembleia Nacional.
Nicolás Maduro assumiu o poder, depois da morte do presidente Hugo Chávez, responsável pela "Revolução Bolivariana", e com a eleição de 2013; foi reeleito em 2018 em pleito considerado fraudulento. O país está isolado, frente a crise política, econômica e social. A Organização dos Estados Americanos, OEA, considerou ilegítimo o governo de Maduro; mais de 50 países, inclusive Estados Unidos e Brasil, reconheceram Guaidó como presidente da Venezuela.
Está entre os países mais violentos do mundo e a estimação é que a cada 21 minutos é assassinado um venezuelano. Sao cidades importantes: Caracas, Maracaibo e Valência. A religião que predomina é o catolicismo romano, 85,7%, seguindo o protestantismo, 12%.
Na economia, a Venezuela destaca-se com as grandes reservas de petróleo e depende substancialmente de sua produção que está bastante prejudicada.
A Venezuela lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário