Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: VIETNÃ (LXXX)

O Vietnã, ou República Socialista do Vietnã, cuja capital é Hanói, situa-se no leste da península da Indochina, no sudeste da Ásia. É limitado ao norte com a República Popular da China, ao sul e ao leste com o mar da China Meridional, a oeste com o Camboja e o Laos, a sudoeste com o golfo da Tailândia. A independência da França ocorreu em 1945, mas só reconhecida em 1954, quando houve a divisão da Indochina em quatro países: Laos, Camboja, Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Os Estados Unidos interferiram no desentendimento entre o norte e o sul, mas, em 1975, o Vietnã expulsou os americanos e houve a reunificação, República Socialista do Vietnã; continua comunista, juntamente com Cuba, Laos, Coreia do Norte e China. Possui 96.208.984 habitantes em área territorial de 331.689 quilômetros quadrados. O país é dividido em 58 províncias e 5 municipalidades; tem também a divisão de 8 regiões, sem funções administrativas, com 63 províncias e municipalidades.  

A Constituição do Vietnã, 1992, admite o papel central do Partido Comunista e seu secretário-geral tem muitas funções administrativas e executivas no governo. As eleições só podem ser disputadas por organizações políticas endossadas pelo Partido. O presidente do Vietnã é o chefe do Estado e o primeiro-ministro, chefe de governo. O legislativo unicameral é representado pela Assembleia Nacional, composta por 498 membros e o presidente é superior aos chefes do executivo e do judiciário. O Tribunal Popular Supremo, chefiado pelo chefe de Justiça, é o órgão mais elevado do sistema; seguem-se os tribunais municipais e provinciais e tribunais locais.  

São cidades importantes Hanói, Ho Chi Minh e Haiphong. A religião predominante o budismo, 6,6%, cristãos, 8,%, sem religião, 81%.

Na economia, o pais desenvolveu bastante sua tecnologia da informação e as indústrias possuem alta tecnologia. Produz petróleo, tornando-se o terceiro maior produtor no sudeste da Ásia.

O Vietnã lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário