O país é dividido em cinco regiões administrativas. É uma monarquia constitucional com sistema parlamentar de governo, com um governo central e em 98 municípios. Era unida à Noruega até 1814, quando passou a formar com a Suécia, até 1905; a partir de 1849 tornou-se uma monarquia constitucional. A Constituição do país estabelece que os membros da família real devem ser seguidores da Igreja Nacional da Dinamarca.
A Rainha Margarida II é a chefe de estado, titular de papel cerimonial; o poder executivo é exercido pelos ministros, inclusive o primeiro-ministro. O legislativo é o órgão supremo do reino, composto por 175 membros eleitos pela maioria proporcional, a cada quatro anos. O judiciário é independente dos outros poderes.
São cidades principais: Copenhague, Aarhus e Odense. A religião mais praticada é o cristianismo, 88,7%, seguido do islamismo, 1,5%. Foi classificada como o país menos corrupto do mundo e o mais feliz. O sistema de saúde do país é universal e público.
Na economia produz trigo, cevada e batata; na pecuária bovinos, suínos e aves; na mineração gás natural e petróleo; na indústria alimentícia, química e máquinas.
A Dinamarca lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário