Trata-se de uma república federal, com o executivo exercido pelo presidente, eleito para mandato de quatro anos, o legislativo composto de um Senado, com 109 assentos, e uma Câmara dos Representantes, com 360 membros, todos eleitos por voto popular. A Suprema Corte da Nigéria é o tribunal mais elevado. A divisão administrativa da Nigéria comporta 36 estados, subdivididos em 774 área de governo local, mais o território da capital federal. O país é composto por mais de 250 grupos étnicos. As cidades mais importantes: Abuja, Lagos e Cano. O país sofre muito com o crime organizado, principalmente relacionado com o tráfico de drogas; é bastante penalizado com a corrupção política; nos anos 1960/1999, foram roubados do tesouro nacional, por líderes nigerianos, mais de US$ 400 bilhões.
O idioma oficial é o inglês, mas tem muitas línguas regionais. A religião predominante é o cristianismo, 47,2%, seguido do islamismo, 42%. São cidade principais: Abuja, Lagos e Kano.
Na economia, é abundante os recursos naturais e as reservas de petróleo constitui a grande riqueza do país, posicionando o país como 12º maior produtos e oito maior exportador de petróleo do mundo, ficando entre os dez países com maior reserva do produto. Além do petróleo produzi gás natural, carvão, bauxita, ferro e outros minérios.
A Nigéria lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário