quarta-feira, 31 de março de 2021

CORONAVÍRUS NO BRASIL, EM 31/03/2021

Segundo informações do Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas, foram registradas 3.869 mortes, ontem 3.780. É o maior número desde o início da pandemia. De ontem para hoje foram diagnosticadas 90.638 novos casos da doença. O total de óbitos é de 321.515 
e de contaminados, 12.748.747 desde o início da pandemia, dos quais 11.169.937 são considerados recuperados e 1.257.295 em acompanhamento. 

Segundo dados da Secretaria da Saúde, nas últimas 24 horas, na Bahia, foram registradas 160 mortes, ontem 120, além de 4.235 novos casos da covid-19, ontem 3.924; registradas 15.330 óbitos e 803.664 casos confirmados desde o início da pandemia, ontem 799.429. O percentual de leitos de terapia intensiva para adultos subiu de 84% para 85%. O número de casos ativos é de 15.284, nas últimas 24 horas

GOVERNADOR CONTRA AUMENTO PARA SERVIDORES

O governador Mauro Mendes, de Mato Grosso, ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei Estadual n. 11.309/2021, que fixa o percentual de 4,48% para o subsídio dos servidores do Judiciário; este percentual é a variação do INPC de 2010 e refere-se a revisão anual do ano passado. O governador informa que vetou a lei, de iniciativa do Tribunal de Justiça, mas a Assembleia derrubou o veto, porque é de competência do Executivo propor leis de revisão geral anual de remuneração, de conformidade com a Lei Complementar 173/2020.      

O relator, ministro Marco Aurélio impôs o rito previsto no art. 12 da Lei das ADIs, que autoriza o julgamento do mérito da ação em caráter definitivo pelo plenário, sem análise da liminar. 



LULISMO E BOLSONARISMO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva originou-se do Sindicato dos Metalúrgicos em São Paulo e comenta-se que pouco trabalhou na metalurgia, porque preferiu embrenhar-se pela vida sindical, onde conseguiu aderentes para pleitear cargos políticos e, com facilidade, tornar-se deputado federal no período de 1987/1991; não tentou a reeleição, porque ambicionava cargos mais altos e não se adaptou com os trabalhos da Câmara. O alcance do voo mais elevado surgiu depois de tentativas para desembarcar no Palácio do Planalto. Foi grande a vitória, principalmente de um líder dos sindicatos que veio de baixo. Nos primeiros momentos de governo foi cercado por incertezas, especialmente na área econômica, mas soube escolher bons ministros a exemplo de Palocci e Meireles que conquistaram muitos benefícios econômicos para o país. Lula encantou-se com o poder e com o dinheiro que estava sob seu governo e desviou do que se esperava dele. Praticou todo tipo de maracutaias, tornando ricos seus filhos, além de muitos auxiliares e empresários, e direcionando recursos do Brasil para ajudar governos da África, de Cuba e da Venezuela. Foi um desastre e a constatação deste descalabro resultou em processos contra seus mais próximos assessores, no denominado mensalão. Lula livrou-se porque alegava que "não sabia de nada". Adiante, surgiu a Lava Jato e aí não teve meios para o ex-presidente evitar a cadeia, decretada não por Sergio Moro, como muitos imaginam, mas pelo Tribunal Regional Federal, com sede no Rio Grande do Sul; foi considerado como chefe de sofisticada quadrilha, responsável por tentar esvaziar os cofres da maior empresa do país, a Petrobras. 

A gênese do presidente Jair Bolsonaro foi bem diferente. Iniciou no Exército e destacou-se pelas presepadas com muitos atos indisciplinados até sair da corporação. Como capitão feriu em vários momentos o regulamento disciplinar, chegando a ser indiciado como réu na Justiça militar. Indispôs-se com a cúpula do Exército por questões salariais e terminou sendo processado, apesar de absolvido na Justiça. Em 1986, o jornal Tribuna da Imprensa noticiou sua prisão e, em 1987, afastou do Exército para candidatar a vereador pelo Rio de Janeiro com apoio de muitos militares; em seguida, foi reformado ex-officio como capitão da reserva face à posse como vereador, em 1988. Entre 19991 e 2018 foi deputado federal por diferentes partidos. Fazia manifestações consideradas controversas e classificadas como "discurso de ódio", posicionando-se sempre na extrema-direita, defendendo a tortura e aplaudindo a ditadura militar brasileira. Foi para reserva, como capitão reformado, em 2015. Bolsonaro enfrenta muitas irregularidades no seu governo, praticadas por ele próprio e por seus filhos, consistentes nas denominadas rachadinhas. O atual presidente destaca-se pelo completo descuido com pastas importantes, como a Saúde e Educação. É considerado o responsável pela morte de mais de 300 mil mortes, porque ironiza o vírus, manifesta-se contra o uso de máscara e promove a aglutinação de pessoas, além de ser contra o fechamento do comércio. 

Lula e Bolsonaro têm muitos pontos em comuns; abraçaram a informalidade em todos os ambientes e tanto um quanto outro escolheu nomes de projeção para gerir a economia e a Justiça, mas nas relações internacionais cometeram erros grosseiros na opção por gente incompetente. Enquanto Lula tinha Antônio Palocci, na Fazenda e Henrique Meirelles no Banco Central, Bolsonaro preferiu entregar toda a economia a Paulo Guedes. Lula escolheu para a Justiça o criminalista mais importante do país, Márcio Thomaz Bastos, enquanto Bolsonaro nomeou um superministro, que deixou a magistratura para ocupar a pasta.  Ernesto Araújo que acaba de deixar o governo de Bolsonaro lutava pelo fim da "ideologia marxista", na diplomacia, enquanto Lula escolheu Celso Amorim, exatamente o inverso, prestigiando a aproximação com Cuba, Venezuela. 

Tanto um como outro apresentam-se como líderes populares, abraçando as pessoas, tomando café ou bebida em bares, promovendo churrascos. Bolsonaro exibiu fotos da mesa do café da manhã com pão e leite condensado.

Salvador, 31 de março de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 


MINISTRA ENCERRA ARBITRARIEDADE DE MINISTRO

A ministra Rosa Weber, do STF, suspendeu ontem à noite o inquérito, de ofício, de iniciativa do ministro Humberto Martins contra procuradores da Lava Jato; a ministra determinou encaminhamento da decisão para decisão final da 1ª Turma da Corte. O ministro Martins fundamentou-se nas mensagens roubadas para abrir o inquérito é constitui o segundo movimento para ignorar o Ministério Público e assumir a condição de órgão acusador; o primeiro deu-se com o ministro Alexandre de Moraes. 

Os procuradores temiam até prisão com a arbitrariedade de Martins, que se baseou em notícias de jornais e nas mensagens roubadas pelos hackers; tudo isto, porque o ministro queria saber das acusações existentes nas mensagens contra sua própria pessoa, inclusive sobre a acusação de ter recebido R$ 1 milhões de propina para arquivar processo de interesse de empreiteira, de conformidade com declarações em delação de Léo Pinheiro.  



MANCHETES DE ALGUNS JORNAIS DE HOJE, 31/03/2021

CORREIO BRAZILIENSE - BRASÍLIA/DF 

EM CRISE, AERONÁUTICA, MARINHA E EXÉRCITO ESPERAM NOVOS COMANDANTES

JORNAL DO BRASIL - RIO DE JANEIRO/RJ

GENERAL DIZ A STF QUE FORÇAS ARMADAS NÃO VÃO SE INCLINAR A AUTORITARISMO E POLITIZAÇÃO POR BOLSONARO 

FOLHA DE SÃO PAULO - SÃO PAULO/SP

NOVO MINISTRO DA DEFESA, BRAGA NETTO SE DESGASTA COM COLEGAS DE FARDA POR CEDER A BOLSONARO

TRIBUNA DA BAHIA - SALVADOR/BA

MORTES ENTRE JOVENS PELA COVID CRESCEM 447% NA BAHIA

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE/RS

OPOSIÇÃO VAI PEDIR IMPEACHMENT DE BOLSONARO POR INTERFERÊNCIA NAS FORÇAS ARMADAS

CLARIN - BUENOS AIRES/ARG

PREOCUPA LA SITUACIÓN SANITARIA 
PANDEMIA: EL GOBIERNO QUIERE POSTERGAR UN MES LAS PASO Y LAS ELECCIONES GENERALES 

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - LISBOA/PT  

"2ª FASE DEVERÁ SER POR IDADES SENÃO GERAÇÃO DOS 70 AOS 79 FICA PARA TRÁS"


terça-feira, 30 de março de 2021

CORONAVÍRUS NO BRASIL EM 30/03/2021

Segundo informações do Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas, foram registradas 3.780 mortes, ontem 1.660. É o maior número desde o início da pandemia. De ontem para hoje foram diagnosticadas 84.494 novos casos da doença. O total de óbitos é de 317.646 pessoas e de contaminados, 12.658.109 desde o início da pandemia, dos quais 11.074.483 são considerados recuperados 1.265.980 em acompanhamento. A vacinação avança e já atinge a 7% da população, com registro de pouco mais de 900 mil pessoas imunizadas somente em um dia. 
No Brasil já foram vacinados 16.937.084 pessoas, correspondente a 8% da população, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa. 

Segundo dados da Secretaria da Saúde, nas últimas 24 horas, na Bahia, foram registradas 120 mortes, ontem 87, além de 3.924 novos casos da covid-19, ontem 1.068; registradas 15.170 óbitos e 799.429 de casos confirmados desde o início da pandemia; 14.570. O percentual de leitos de terapia intensiva para adultos caiu para 84%. A Bahia já vacinou 1.515.655 pessoas contra a covid-19, representante 10% da população. 




EUA VOLTA A TER RELAÇÕES COM PALESTINOS

O governo de Joe Biden volta a ter relações diplomáticas com os palestinos, suspensas pelo ex-presidente Donald Trump, que interrompeu ajuda humanitária e mudou a embaixada para Jerusalém, além de propor plano de pró-Israel. A informação foi dada pela CNN, através da embaixadora americana, Linda Thomas-Greenfield, na quinta feira, 25/03. Ela garantiu ajuda humanitária para a Cisjordânia e para a Faixa de Gaza. Esta decisão de Biden soma a muitas outras que revogaram posicionamentos do ex-presidente, principalmente no meio ambiente, na migração e na saúde.



JUIZ SOLTA O FILHO PRESO

O juiz Noé Pacheco de Carvalho da 1ª Vara de Floriano/PI, através de decisão determinou a liberdade do filho preso por dirigir bêbado, constatado com o teste de etilômetro, provocando a prisão em flagrante; ademais, o acidente causou uma vítima. O fundamento para proferir a decisão foi, segundo ele, o juiz substituto legal estava de férias e haveria necessidade de o Tribunal designar outro julgador para apreciar a matéria o que causaria atraso para conceder a liberdade ao filho. Esclareceu o magistrado que o crime imputado ao filho comporta liberdade provisória. Escreveu o magistrado: "Ademais, o indiciado é tecnicamente primário e possui residência fixa. Não há indicativos concretos de que os suspeitos pretendar furtar-se à aplicação da lei penal, tampouco que irá perturbar gravemente a instrução criminal". Assim, foi concedida liberdade provisória, sem fiança. 



CNJ FAZ RECOMENDAÇÃO A JUÍZES NA PANDEMIA

O CNJ editou recomendação aos magistrados sobre eventuais consequências das decisões judiciais proferidas neste período da crise provocada pela Covid-19, diante da escassez de insumos, recursos humanos, instalações e equipamentos. No ato é reconhecida a relevância do sistema e-NatJus, mas deve ser usado, sempre que possível, antes da decisão. Recomenda-se também seja evitado intimação com fixação de sanções pessoais, a exemplo de multa e prisão para gestores da saúde, além de bloqueio judicial de verbas em situações de dificuldade de cumprimento da obrigação, por entes públicos. Trata também da observância dos protocolos oficiais de classificação de risco, nas internações hospitalares.



PRESIDÊNCIA COMPARTILHADA

O presidente Jair Bolsonaro já não governa sozinho. Não tem partido, não tem apoio dos governadores e muito menos do Congresso; o povo, como mostram as pesquisas, reprova seu governo ao ponto de rebelar-se contra a verdadeira devastação de vidas, através do posicionamento irresponsável e insensível diante da crise da pandemia, causadora da morte de mais de 300 mil pessoas no Brasil; a insurgência foi seguida de grande panelaço em muitos estados e os empresários também posicionaram-se contra o descaso do governo que leva a economia de roldão.   

A desintegração tornou-se acentuada depois que o Centrão integrou o governo e passou a mandar, principalmente, com duras declarações dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira ameaçou Bolsonaro com a expressão: "erros primários, desnecessários e inúteis na condução do combate à pandemia não podem ser mais cometidos. Os remédios no Parlamento são conhecidos e são todos amargos, alguns fatais". O recado dado serviu para o presidente escolher a deputada Flávia Arruda, esposa do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, amigos de Lira, além de substanciais mudanças no ministério. 

O entendimento foi de que o processo de impeachment pode ser iniciado. Os parlamentares já não aceitam a letargia do governo no combate à pandemia e no despreparo de alguns ministros. Assim, foi defenestrado o ministro da Saúde Eduardo Pazuello que permaneceu mais de um ano, muito mais pela subserviência às diretrizes do presidente do que por conhecimento técnico da área, que era nenhum; sua incúria, causou a morte de muitos brasileiros. Agora, o cenário é semelhante com o ministro do Exterior, Ernesto Araújo, há mais de dois anos no cargo, apesar de seu completo despreparo para a função diplomática; ele se manteve somente pela completa dependência ao presidente e ao seu filho Eduardo Bolsonaro. Também ontem, José Levi deixou a Advocacia-geral da União, tornando o terceiro desfalque nos ministérios. Aliás, os filhos do presidente são os orientadores na escolha dos ministros e acabam indicando os piores, consultando apenas o grau de amizade com a família.

Enquanto o ex-ministro da Saúde dificultava o trabalho dos governadores, seguindo à risca orientação do presidente, Ernesto Araújo constituiu obstáculo para diminuir o conceito do Brasil na área diplomática no mundo; tratou a vacina chinesa de comuna vírus, além de outras agressões, que inviabilizaram a aquisição da vacina contra a covid-19. A grande surpresa deu-se na demissão do ministro da Defesa que se acredita querer Bolsonaro alguém sem independência, mas disposto a fazer o que ele manda, como eram Pazuello e Ernesto.

O presidente foi ingrato com seus fiéis amigos na conquista do Palácio do Planalto. Assim é que Gustavo Bebiano foi apeado do cargo, por fofocas do filho Carlos Bolsonaro, apesar de sua luta na coordenação da campanha presidencial; ocupou a secretaria-geral da Presidência e tornou-se o primeiro ministro demitido, em fevereiro/2019. Bebiano faleceu em março/2020 e seus familiares não mereceram qualquer cumprimento de pesar por parte do chefe da Nação; assim também procedeu com outro apoiador, falecido, em meados de março/2021, o senador Major Olímpio, afastado do presidente, devido aos seus erros na condução do país.

Salvador, 30 de março de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



CONDENAÇÃO DA VALE

Andreia Silvia Martins, Anny Larissa Martins Santos e Lívia Fernanda Martins Santos, viúva e filhas do trabalhador, Edgar Carvalho Santos, reclamaram indenização contra a Vale do Rio Doce pela morte do marido e pai, no rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, ocorrido em janeiro/2019. O juízo da 6ª Vara do Trabalho de Betim/MG condenou a empresa no pagamento de R$ 900 mil para cada uma das reclamantes, além de danos materiais em pensionamento. No desastre ambiental, mais de 250 pessoas foram mortas. A empresa recorreu e pediu redução do valor, de conformidade com o disposto no art. 223-G, §1º, II, da CLT. O desembargador relator Vítor Salino de Moura Eça, da 3ª Turma do TRT-MG entendeu que além da responsabilidade objetiva, a empresa responde pela culpa subjetiva. Escreveu no voto: "O falecido desempenhava atividade de risco em prol da reclamada, uma vez que prestava serviços na área de mineração, onde eram utilizados explosivos e estocados inadequadamente refugos oriundos da extração mineral".

Foi dado provimento ao recurso da empregadora, reduzindo o valor da condenação para R$ 500 mil para cada reclamante, seguindo recente julgamento pela mesma Turma; todavia, manteve os danos materiais, sustentado no que dispõe o art. 948, II do Código Civil. O pensionamento deverá seguir 90% do último valor recebido pelo trabalhador, acrescido de um terço de férias e gratificação natalina, pelo período da data do óbito até a expectativa de vida reconhecida na origem.     


LULA É ABSOLVIDO

O Procurador da República, em São Paulo, Ronaldo Ruffo, apresentou denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Guilherme Boulos, porque invadiram e ocuparam o tríplex do Guaruja, por três horas, em abril/2018, apesar do bloqueio imposto pela Justiça no ímovel. A 6ª Vara Federal, em Santos/SP, rejeitou a denúncia, por ausência de provas, mas houve recurso para a 1ª Turma Recursal do Juizado Especial Federal da 3ª Região. A relatora, juíza Flávia de Toledo Cera reconheceu a prescrição e absolveu sumariamente os réus; seu voto foi seguido pelos dois membros do colegiado.  



NOVO PRESIDENTE DO TRE/BA

O desembargador Roberto Maynard Frank foi eleito ontem presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para os próximos dois anos, 2021/2023. O desembargador Mario Hirs assumiu a cadeira destinada aos magistrados de 2º grau, estando a Corte composta dos dois desembargadores, os dois juízes, um juiz federal e dois advogados. O novo presidente prometeu investir na capacitação dos servidores, especialmente, nos Cartórios Eleitorais, nas 199 Zonas espalhadas por todo o Estado.    



MANCHETES DE ALGUNS JORNAIS DE HOJE, 30/03/2021

CORREIO BRAZILIENSE - BRASÍLIA/DF 

BOLSONARO PEDE CABEÇA DE PUJOL NO EXÉRCITO; REUNIÃO SERÁ HOJE

JORNAL DO BRASIL - RIO DE JANEIRO/RJ

BOLSONARO DEMITIU MINISTRO DA DEFESA PORQUE QUER MAIS APOIO PÚBLICO DAS FORÇAS ARMADAS

FOLHA DE SÃO PAULO - SÃO PAULO/SP
COMANDANTES MILITARES COLOCAM CARGOS À DISPOSIÇÃO E DESCARTAM GOLPISMO

TRIBUNA DA BAHIA - SALVADOR/BA

PM SÓ ATIROU EM POLICIAL EM SURTO APÓS ESGOTAR TODOS OS RECURSOS

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE/RS

MINISTRO DA SAÚDE REAFIRMA "OBRIGAÇÃO" DO USO DD MÁSCARA

CLARIN - BUENOS AIRES/ARG

LA SEGUNDA OLA 
CONFIRMARON 14.014 NUEVOS CAOS DE CORONAVIRUS: LAS RAZONES DE LA CIFRA DIARIA MÁS ALTA EM 5 MESES 

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - LISBOA/PT  

É "PROVÁVEL" QUE O SARS-COV-2 TENHA PASSADO DE MORCEGO PARA HUMANOS ATRAVÉS DE OUTRO ANIMAL

ATOS DO PRESIDENTE

Através de Decreto Judiciário, publicado hoje, no DJE, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Lourival Trindade concedeu aposentadoria voluntária ao servidor JOSÉ COSME NOVAES CAFEZEIRO DE MELO GOUVEIA, Escrevente de Cartório da Comarca de Santa Terezinha. 


segunda-feira, 29 de março de 2021

CORONAVÍRUS NO BRASIL EM 29/03/2021

Segundo informações do Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas, foram registradas 1.660 mortes. De ontem para hoje foram diagnosticadas 38.927 novos casos da doença. O total de óbitos é de 313.866 pessoas e de contaminados, 12.573.615 desde o início da pandemia, dos quais 10.969.247 são considerados recuperados 1.290.502 em acompanhamento. A vacinação avança e já atinge a 7% da população, com registro de pouco mais de 900 mil pessoas imunizadas somente em um dia. 

Segundo dados da Secretaria da Saúde, nas últimas 24 horas, na Bahia, foram registradas 87 mortes, ontem 74 mortes, além de 1.068 novos casos de covid-19, ontem 2.956 ; registradas 15.050 óbitos e 795.505de casos confirmados desde o início da pandemia; 14.792 continuam ativos, ontem 15.973. O número de pacientes internados caiu de 1.278, no domingo, para 1.259.  



ENFIM O DESENCALHE NO SUEZ

Depois de sete dias encalhado no Canal de Suez, no Egito, bloqueando a passagem de inúmeros navios entre a Europe e a Ásia, o navio Ever Given, mais de 400 metros de comprimento, foi finalmente liberado nesta manhã, após tentativas frustradas. A via ficou impedida, porque o cargueiro encalhou em diagonal e não oferecia condições para o tráfego naval de quase 400 embarcações à espera da liberação no canal, que é a pista mais movimentada do mundo, por ser a passagem mais curta e mais econômicas entre os dois continentes. 



DOIS MINISTROS DEIXAM O GOVERNO

O governo Bolsonaro desfalcou de dois ministros na data de hoje. O primeiro a pedir demissão foi o de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, depois de mais de dois anos no cargo, totalmente desconhecido no meio diplomático; criou casos com vários países, entres os quais Estados Unidos e China, além de não conseguir facilitar a aquisição de vacinas contra a covid-19. A saída de Araújo foi exigência do Senado Federal e da Câmara dos Deputados e constitui menos um problema para o governo, pois além de incompetente, o ministro do Exterior arranhou bastante as relações do Brasil com vários países.

Vai gerar especulações a saída do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que inclusive causou surpresa no ciclo de militares; ademais, Azevedo não parecia ser presa fácil para ajudar ao presidente em eventual golpe de estado, pretensão animada por Bolsonaro. 

 


DIREITOS AUTORAIS DE MÚSICAS NOS ÔNIBUS

A 31ª Turma do STJ negou provimento a recurso especial, de iniciativa dos sindicatos de empresas de transporte de passageiros do Ceará contra a cobrança de valores referentes a direitos autorais reclamados pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, ECAD. Os sindicatos sustentaram a inexistência de exploração econômica na reprodução das músicas no interior dos coletivos; ninguém paga pelo serviço, nem há renda. Informaram que não há sonorização ambiente, mas o motorista usa seu rádio, instalado próximo de onde  dirige o ônibus. 

O Tribunal de Justiça do Ceará assegurou que trata-se de som ambiente, matéria que não pode ser revista através de recurso especial. No STJ, o ministro Paulo de tarso Sanseverino afirmou que a situação não está enquadrado nas exceções de ofensa a direitos autorais, previstas no art. 46 da Lei 9.610/98. Assim, as empresas que executam obras musicais no interior dos veículos devem repassar para o ECAD os valores devidos de direitos autorais. Esclareceu que o cenário é o mesmo do que se verifica nos estabelecimentos hoteleiros. 



INCOERÊNCIAS DO STF NOS JULGAMENTOS DE LULA

Os ministros do STF, nomeados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não lhe evitou a cadeia, mas apareceram na hora certa para anular todos os processos que tramitam em Curitiba; isso ocorreu não para absolver Lula das roubalheiras praticadas, mas encontraram um meio apto a facilitar-lhe a disputa das eleições de 2022; os maiores entusiastas do ex-presidente escolheram a 2ª Turma do STF, exatamente a que cuida dos processos da Lava Jato, para tomar muitas decisões conflitantes. A chefia do grupo pró Lula está entregue ao ministro Gilmar Mendes, que foi indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que demonstra simpatia e admiração incontrolável por Lula; no julgamento da suspeição de Moro, Gilmar Mendes deu um chilique, expondo-se aos berros contra seu colega, ministro Kassio Nunes, a quem destratou e diminuiu seu estado do Piauí, simplesmente, porque votou contra a suspeição de Moro. Aliás, Mendes tem mostrado muita "compreensão" com outros criminosos, a exemplo de Jacob Barata Filho, conhecido como "Rei dos Ônibus, preso e solto por Gilmar por três vezes, além de suspender ação penal contra o amigo.  

Lewandowski nunca escondeu seu denodado apoio aos petistas, e, como Gilmar Mendes, sem ser juiz de carreira, foi indicado por Lula para o Supremo, em vaga do quinto constitucional; a demonstração maior da admiração do ministro para com seu "padrinho" aconteceu no impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, quando promoveu manobra regimental com violação clara da Constituição, fracionando o julgamento do impeachment para manter os direitos políticos da ex-presidente. Na sessão na qual os ministros inverteram os papeis de herói para vilão e deste para herói, Lewandowski perdeu as estribeiras para considerar Moro como autor de "abuso de poder", além de "outras irregularidades e ilicitudes". Sustentou seu voto, como Cármen Lúcia e Gilmar Mendes nas mensagens roubadas pelos hackers, sem perícia, e, portanto ilícitas e não aceitas na Justiça, conforme decisões do próprio STF. 

Quem estava escondida, mas apareceu em singular momento foi a ministra Cármen Lúcia, indicada por Lula para a Corte, sem nunca ter sido julgadora. Pois bem, a ministra inventou uma série de argumentos para mudar seu voto de indeferimento da suspeição de Moro. Em 2018, Cármen julgou improcedente a suspeição, mas dois anos depois, ela surge para isentar o ex-presidente dos processos, sob fundamento de absurda irregularidade processual e habilitá-lo à eleição de 2022. Não se sabe de motivação para a ministra mudar de voto, principalmente quando é do conhecimento de todos que os elementos existentes em 2018, quando ela votou continuam os mesmos; todavia, em 2018, entendeu improcedente a suspeição e em 2021 mudou o voto pela procedência da suspeição. Dentre os argumentos enunciados não se registra sequer um apto para justificar essa alteração de voto. Realmente, a ministra foi a grande surpresa, pois nada se esperava de Gilmar e de Lewandowski, porque acostumados a suspender processos e libertar os corruptos, principalmente os da Lava Jato; aliás, o ministro Gilmar Mendes, conhecido como o "soltador oficial do STF", foi autor da decisão que impediu Lula de tomar posse na Casa Civil, no governo Dilma, sob fundamento de que a nomeação destinava-se a burlar a competência do então juiz Sergio Moro para julgar o ex-presidente. Agora mudou tudo e passou a perseguir o ex-juiz.  

Quanta falsidade, hein! 

Salvador, 29 de março de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.   


LULINHA SEGURA INVESTIGAÇÃO

O filho de Lula, Fábio Luís Lula da Silva, tem obtido vitórias com lerdeza na investigação que tramita para apurar valores de R$ 172 milhões das empresas de telefonia Oi e Vivo que lhe foram repassados para pagamento de despesas da família do ex-presidente; inicialmente, no juízo de Curitiba, foi remetida para São Paulo, onde ficou parado por um ano, até que a juíza Fabiana Alves Rodrigues, da 10ª Vara Federal Criminal,  em dezembro/2020, resolveu dar-se por incompetente e encaminhou para o juízo do Rio de Janeiro. O caso suspenso o andamento até julgamento pelo Tribunal Regional Federal apenas para definir sobre qual o juízo competente.


ADVOGADOS TEMEM JULGAMENTO DO PLENÁRIO DO STF

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente Cristiano Zanin, processado, mas suspensa a ação por decisão do ministro Gilmar Mendes, atravessaram petição para requerer ao ministro Gilmar Mendes que impeça o plenário do STF de julgar o recurso da Procuradoria-geral da República, acerca das anulações das condenações de Lula. Aliás, o ministro foi às lágrimas quando teceu elogios ao advogado Zanin em plena sessão de julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro. Mesmo assim, Mendes não se considera suspeito e continua com processos de Zanin, prossegue perseguindo juízes, buscando falhas processuais e mensagens de hackers para evitar condenação de Lula, de Zanin, de Jacob e de outros amigos.  

Zanin, que ganhou força com Gilmar, alegar que a competência para julgamento do recurso é da 2ª Turma e se esquece de que quem pode o mais pode o menos, como é o caso da 2ª Turma e do plenário do STF. Zanin teme ser surpreso com "alterações abruptas sobre a competência do órgão julgador", porque corre risco de o plenário mudar a decisão da 2ª Turma.  



"BOLSONARO NÃO É NORMAL"

Saiu em O Antagonista de hoje, com o título acima, a matéria abaixo:

"Jair Bolsonaro “se pauta pela irracionalidade, pela destruição e pela morte, diz Denis Rosenfield.

“Ele tem uma tendência incontida, diria incontrolável, a seguir comportamentos destruidores, até de acordos por ele mesmo celebrados, ainda que este rompimento lhe seja prejudicial em médio e longo prazos (…).

As pessoas adoecem, sofrem e morrem sem uma palavra sequer de apoio do representante máximo do País. Até hoje não visitou nenhum hospital, não viu a morte com os próprios olhos, restringiu-se ao seu gozo distante. Um presidente normal mostraria sentimentos morais, exibiria compaixão, emprestaria palavras de apoio e solidariedade.” 

MANCHETES DE ALGUNS JORNAIS DE HOJE, 29/03/2021

CORREIO BRAZILIENSE - BRASÍLIA/DF 

É O FIM DA ESTABILIDADE NO SERVIÇO PUBLICO
Reforma: servidores pedem mudanças efetivas na gestão pública
Reforma: nem econômica, nem administrativa, afirma doutor em economia

JORNAL DO BRASIL - RIO DE JANEIRO/RJ
ACUADO, ERNESTO ARAÚJO VAI ÀS REDES ACUSAR KATIA ABREU DE LOBBY EM FAVOR DO 5G DA CHINA; CONGRESSO CONFRONTA GOVERNO

FOLHA DE SÃO PAULO - SÃO PAULO/SP

CONGRESSO TENDE A SUBIR O TOM CONTRA BOLSONARO COM AGRAVAMENTO DA PANDEMIA
Pandemia derruba lucro de estatais

TRIBUNA DA BAHIA - SALVADOR/BA

QUATRO EM DEZ MORTOS PELA COVID EM HOSPITAIS NÃO CHEGARAM À UTI ESTE ANO

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE/RS

CARGUEIRO BLOQUEADO NO CANAL DE SUEZ É REORIENTADO E VOLTA A FLUTUAR

CLARIN - BUENOS AIRES/ARG

ANTE LA SEGUNDA OLA DE CORONAVIRUS 
EL GOBIERNO SUGIRIÓ RESTRICCIONES NOCTURNAS Y ANUNCIÓ TELETRABAJO EN LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - LISBOA/PT  

AL-SHABAAB

QUEM SÃO OS JIHADISTAS QUE ATERRORIZAM MOÇAMBIQUE? 

ATOS DO PRESIDENTE

Através de Decretos Judiciários, publicados hoje, no DJE, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Lourival Trindade, suspende as sessões de julgamento dos órgãos colegiados, no segundo grau e nas Turmas Recursais entre os dias 29 e 31 de março, cabendo ao presidente de cada órgão designar novas datas. Prorrogou a suspensão dos prazos dos processos eletrônico até o dia 31 de março e manteve a suspensão dos prazos processuais dos processos físicos. 

Converteu em definitiva a nomeação de RENATA MUNIZ CUNHA SANTOS para o cargo de Analista Judiciário - Subescrivã.

Tornou sem efeito Decreto Judiciário que nomeou, em caráter provisório, ANA TEREZA NEVES DA ROCHA MORELLI, para o cargo de Analista Judiciário - Subescrivã. 

Tornou sem efeito Decreto Judiciário que nomeou, em caráter provisório, ANDRÉ CALHEIRA MENEZES, para o cargo de Analista Judiciário - Subescrivão. 


domingo, 28 de março de 2021

CORONAVÍRUS NO BRASIL EM 28/03/2021

Segundo informações do consórcio de veículos da Saúde, nas últimas 24 horas, foram registradas 1.665 mortes. De ontem para hoje foram diagnosticadas 43.402 novos casos da doença. O total de óbitos é de 312.299 pessoas e de contaminados, 12.532.634 desde o início da pandemia. 

Segundo dados da Secretaria da Saúde, nas últimas 24 horas, na Bahia, foram registradas 74 mortes, ontem 100, além de 2.956 novos casos de covid-19; registradas 14.960 óbitos e 794.437 de casos confirmados desde o início da pandemia; 15.973 continuam ativos. 

 

 


CARTÃO SEM PEDIDO NÃO GERA DANOS MORAIS

A 13ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença que julgou improcedente indenização por danos morais, sob alegação do autor de ter recebido um cartão sem pedir. O cliente assegura transtornos na tentativa de cancelar o cartão de crédito, caracterizando abuso do banco. O relator, desembargador Heraldo de Oliveira escreveu no voto: "A despeito de tratar-se de prática empresarial condenável, máxime em se considerando o teor da Súmula 532 do C. STJ, não há demonstração de que o demandante tenha sofrido cobranças indevidas, tampouco restrições creditícias em razão do fato. O cartão em comento sequer foi desbloqueado, conforme afirmado na inicial; aliás, a informação do demandante é que houve seu imediato cancelamento pela demandada quando avisada do desinteresse na utilização do produto".  



NAUFRÁGIO: 2.400 ANOS

O mais antigo naufrágio intacto do mundo foi descoberto por arqueólogos, no fundo do Mar Negro, em torno de um quilômetro abaixo da superfície, onde acreditam que permaneceu por mais de 2.400 anos. O navio, de origem grega, mede 23 metros e ainda com "mastro, lemes e bancos de remo presentes". Os pesquisadores asseguram que a falta de oxigênio preservou a integridade da embarcação que continuará no local onde foi encontrada. 

A equipe internacional de arqueólogos marítimos, cientista e agrimensores marinhos já descobriram mais de 60 navios naufragados, depois de participar por três anos em missões de explorações do Mar Negro. Foram achados "uma frota de cossacos do século 17, a de navios mercantes romanos completos com ânforas, além de um navio completo do período clássico". A matéria é do jornal Estado de São Paulo.    




imagem do mais antigo naufrágio intacto

Três anos explorando o fundo do Mar Negro

Este navio grego foi apenas mais um, entre os mais de 60 naufrágios encontrados pela equipe internacional de arqueólogos marítimos, cientistas e agrimensores marinhos. Eles participaram da  missão de três anos para explorar as profundezas do Mar Negro para conseguir  uma maior compreensão do impacto da pré-história marítima. Eles disseram que as descobertas variaram em idade de “uma frota de cossacos do século 17, a de navios mercantes romanos, completos com ânforas, além de um navio completo do período clássico”.

Fonte: https://www.theguardian.com/science/2018/oct/23/oldest-intact-shipwreck-thought-to-be-ancient-greek-discovered-at-bottom-of-black-sea?CMP=share_btn_link.

Atuns Rabilho, cotas, corrupção, e extinção

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

SEQUESTRO, TORTURA E DECAPITAÇÃO EM MOÇAMBIQUE

As cidades de Pemba até Palma, no norte de Moçambique/África, foram invadidas, nos últimos dias, por extremistas de al-Shabaab, milicia islâmica, e instalado o caos e houve até decapitação de crianças, além de mulheres e meninas sequestradas e estupradas. As notícias são de que há cadáveres pelas ruas. Cerca de 200 hóspedes de um hotel e estrangeiros sofreram emboscada e ainda não se sabe sobre o registro de mortes. Forças de segurança do governo deslocou-se para a cidade a fim de expulsar os invasores da cidade de Palma e outras nas proximidades que também sofreram ataques. 

A informação é de que a região de Cabo Delgado, onde ficam as cidades invadidas, foi ignorada pelo governo, desde a independência de Moçambique, em 1975. As autoridades preocuparam-se somente com a exploração de gás, descuidando de satisfazer os moradores nas suas mínimas necessidades. Calcula-se que mais de 2 mil pessoas já morreram nos conflitos no país. Para a Anistia Internacional, o governo de Moçambique passa a ser considerado como ator da violência, com execuções extrajudiciais, através de torturas e mutilações. A notícia é do jornal Folha de São Paulo.


MANCHETES DE ALGUNS JORNAIS DE HOJE, 28/03/2021

CORREIO BRAZILIENSE - BRASÍLIA/DF 

CONGRESSO ENQUADRA PLANALTO E IMPÕE FREIOS A BOLSONARO

JORNAL DO BRASIL - RIO DE JANEIRO/RJ
PARA EMPRESÁRIOS, É PRECISO "CONTROLAR" O PRESIDENTE
Donos de empresas, banqueiros e executivos veem na mudança no comando do Congresso um novo canal para suas demandas

FOLHA DE SÃO PAULO - SÃO PAULO/SP

ORÇAMENTO APROVADO TRAZ MANOBRAS PARECIDAS COM AS PEDALADAS FISCAIS

A TARDE - SALVADOR/BA

TOQUE DE RECOLHER É PRORROGADO NA BA ATÉ 5 DE ABRIL

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE/RS

QUASE 90 MORTOS NO SÁBADO NA REPRESSÃO MILITAR EM MIANMAR

CLARIN - BUENOS AIRES/ARG

CRUCE EN LA CUMBRE DEL MERCOSUR

ALBERTO FERNÁNDEZ REDOBLÓ SUS CRÍTICAS A LACALLE POU: FUE POCO EDUCADO E INUSUALMENTE AGRESSIVO"

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - LISBOA/PT  

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA SEM TROCA DE RAMO, LAVA-PÉS E BEIJO DA CRUZ 

DALLAGNOL É VÍTIMA DE MINISTROS

O Conselho Nacional do Ministério Público aplicou, em 2.020, ao ex-coordenador da Lava Jato, em Curitiba, Deltan Dallagnol, a pena de censura, simplesmente porque escreveu o procurador no tuíte, em 2019: "Se Renan for presidente do Senado, dificilmente veremos reforma contra a corrupção aprovada". O caso foi para no STF e o ministro de Bolsonaro, Kassio Marques, na condição de relator, votou pela manutenção da pena; ontem, o ministro Edson Fachin, no plenário virtual, divergiu sob fundamento de que "não restou demonstrado que as publicações do Autor em suas redes sociais particulares tenham interferido, efetivamente, no processo decisório de eleição da Mesa do Senado Federal em 2019". 

O ministro Ricardo Lewandowski, como não poderia deixar de ser, acompanhou o ministro Kassio. É sabido o ódio de Lewandowski aos ex-procuradores da Lava Jato e ao ex-juiz Sergio Moro, daí seu voto. 



sábado, 27 de março de 2021

CORONAVÍRUS NO BRASIL EM 27/02/2021

Segundo informações do consórcio de veículos da Saúde, nas últimas 24 horas, foram registradas 3.368. De ontem para hoje foram diagnosticadas 81.909 novos casos da doença. O total de óbitos é de 310.694 pessoas e de contaminados, 12.489.232 desde o início da pandemia.
 
Segundo dados da Secretaria da Saúde, nas últimas 24 horas, na Bahia, foram registradas 100 mortes, ontem 155, além de 3.185 novos casos de covid-19; registradas 14.886 óbitos e 791.481 de casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais 760.511 são considerados recuperados 16.084 continuam ativos. Foram descartados 1.113.134 casos e encontram-se em investigação 184.933. 

 


DOIS IRMÃO ADVOGADOS MORREM DE COVID-19

Em Santa Catarina, dois irmãos advogados morreram face a complicações da covid-19. Celso Correia Zimath, 66 anos, faleceu em hospital de Joinville, enquanto seu irmão, Zimath Júnior, 72 anos, foi a óbito no Balneário de Camboriú. Os dois advogados eram integrantes da 2ª Turma do Tribunal  de Ética e Disciplina da OAB/Joinvile.



TRIBUNAL REVOGA LIMINAR DE ARARAQUARA

O Tribunal de Justiça de São Paulo revogou a liminar concedida pelo juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública aos comerciantes que reivindicavam a abertura do comércio; a decisão inicial considerou inconstitucional decreto municipal de calamidade pública, do prefeito de Araraquara/SP , possibilitando o fechamento do comércio. O fundamento para a modificação da liminar é de que estados e municípios podem tomar medidas para conter a disseminação da Covid-19. O município que registrou 113 óbitos nos meses de janeiro e fevereiro, não anotou nenhuma morte nas últimas 24 horas. Também o índice de contaminação caiu de 53% para 7%. 


BOLSONARO: TRÊS CONDENAÇÕES

O presidente Jair Bolsonaro foi condenado pela juíza Inah de Lemos e Silva, da 19ª Vara do Foro Central Cível de São Paulo na indenização de R$ 20 mil, por danos morais. Em fevereiro/2021, ele ofendeu repórter Patrícia Campo Mello, da Folha de São Paulo, com insinuação sexual. Assegurou o presidente: "Ela queria, ela queria um furo. Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim". Na sentença, escreveu a magistrada: "Primeiramente, devemos considerar a profissão da autora, jornalista, conhecida na mídia não só nacional e também o cargo político ocupado pelo réu, a Presidência da República e, portanto, suas declarações reverberam por todo o país e também no exterior". A jornalista comprovou a repercussão de comentários na rede mundial de computadores internacional, caracterizando a violação à sua honra. 

Não é a primeira vez que Bolsonaro é condenado em danos morais: a juíza Frana Elizabeth Mendes, da 26ª Vara Federal, em Ação Civil Pública, condenou o então deputado Jair Bolsonaro na indenização por danos morais coletivos, no valor de R$ 50 mil, praticado contra pessoas das comunidades quilombolas. Disse o então deputado federal: "... Não fazem nada, eu acho que nem prá procriar servem mais. Mais de um bilhão de reais por ano gastados com eles, recebem cesta básica e mais, material, implementos agrícolas".

Em 2014, o então deputado federal, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal; recorreu ao ao STJ e ao STF que mantiveram a pena de pagar à deputada federal Maria do Rosário, R$ 10 mil, porque afirmou que a deputada não merecia ser estuprada porque é "muito feia" e porque "não faz seu tipo".    



COLUNA DA SEMANA

    JUÍZES SUBSTITUTOS "ORBITAM SEM PONTO FIXO DE PARADA"

A Bahia criou a figura de juízes titulares das Varas de Substituição, de entrância final, com exercício de jurisdição plena, depois de designados pelo presidente do Tribunal para as Varas. São 74 magistrados que ocupam essa esdrúxula denominação, mesmo sem possuir processos, espaço físico muito menos servidores para o exercício da atividade. Não se sabe como esses magistrados são aferidos no ofício, porquanto prestam-se para trabalhar nas férias, licenças, afastamentos, faltas, impedimentos, suspeição e nos casos de vacância, dos titulares, art. 89 da Lei de Organização Judiciária. Dividiu-se em 50 titulares na 1ª instância e 24 na 2ª, só que não se entende o motivo pelo qual esses juízes são direcionados para o 2º grau, sabendo-se que o gargalo está no 1º grau. Por outro lado, os juízes titulares das Varas de Substituição trabalham mais na capital e aí situa-se outra anomalia, porquanto as necessidades maiores localizam-se no interior. 

Recentemente, tentou-se transformar essas Varas de Substituição em Varas de Juizados Especiais, mas não se verifica motivação consistente, vez que há muitos outros segmentos nas entrâncias final, intermediária e inicial que estão necessitando de julgadores, porque muitas sem juízes titulares. O CNJ suspendeu, em liminar, essa pretensão, atendendo à promoção do desembargador José Edvaldo Rotondano, fundamentado no fato de que os juízes das Varas de Substituição terminam sendo juízes auxiliares, porque não possuem competência própria e sempre dependentes de um Juízo ou Unidade para onde forem designados. Em São Paulo, os magistrados reivindicam a denominação de "desembargador adjunto", ao invés de juízes substitutos. A alegação de que os juízes substitutos de 2º grau evitam a substituição de desembargadores por julgadores de 1º grau não se mostra raciocínio apto a admitir esse cenário, vez que a promoção desses magistrados para essas Varas, que se pode denominar de virtuais, abre espaço para falta de juízes no interior e nas entrâncias intermediária e inicial, porquanto a cadeia de promoções atinge exatamente onde mais se reclama pela falta de julgadores. Afinal, são 203 unidades jurisdicionais no estado, das quais apenas 20 de entrância final. Portanto, há o prêmio para um quinto das comarcas e descuida-se com os outros quatro quintos. Ademais, somente São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Mato Grosso possuem essa titularidade injustificável. 

O juiz substituto sempre foi entendido como aquele que, aprovado no concurso, exerce o cargo nos primeiros anos da nomeação, até obter a efetividade inerente à função. A OAB/BA insurge-se contra essa excrescência e o presidente, Fabrício Castro, muito apropriadamente, lembra que não há problema de morosidade no segundo grau; ademais, a vice-presidente, Ana Patrícia Leão, foi muito feliz, na  expressão para definir o juiz substituto: "Eles estão orbitando sem um ponto fixo de parada".

Salvador, 27 de março de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 


NAVIO ENCALHADO EM SUEZ IMPEDE VIAGENS

O navio Ever Given, um dos maiores contatêineres do mundo, deverá permanecer atrapalhando o tráfego dos navios petroleiros no Canal de Suez por dias ou até semanas, diante das dificuldades para desencalhá-lo e abrir a passagem. Centenas de navios permanecem impedidos de prosseguir viagem, mas alguns buscam alternativas, rumando pelo extremo sul da África, em torno do Cabo da Boa Esperança, levando semanas no trajeto, além de acentuadas despesas e caminho arriscado, frente à pirataria, que perseguem as embarcações nas águas do Chifre da África. A outra opção é através dos fretes aéreos, que encarecem ainda mais os produtos transportados.  

Os atrasos provocados pelo encalhe soma-se aos problemas criados com a Covid-19 com atrasos em cargas marítimas de outros produtos como máquinas, peças de automóveis, confecções, bicicletas além de outros. O comercio mais prejudicado localizam-se na Ásia e na Europa.  



GOVERNO MANDOU ATIRAR NA CABEÇA E NAS COSTAS EM MIANMAR

As manifestações de milhares de pessoas, realizadas neste sábado, 27/03, em Mianmar, durante desfile para comemorar o Dia das Forças Armadas, causaram as mortes de 64 manifestantes, dentre os quais três menores de idade. O governo, através de militares, usaram rádios e televisão para ameaçar o povo, antes do evento, assegurando que iriam atirar "na cabeça e nas costas" dos que comparecessem aos protestos. O maior número de vítimas aconteceu na capital Naipidau e na maior cidade do país, Rangoon. A data foi chamada de "dia contra a ditadura militar". Os golpistas chefiados por Min Aung Hlaing, contou na parada militar, com o apoio de representantes da Rússia, China, Índia, Paquistão, Bangladesh, Vietnã e Tailândia. Muitos outros países boicotaram o evento, principalmente da União Europeia, inclusive os Estados Unidos. 

Os movimentos acontecem desde 1º de fevereiro, quando a junta militar anulou a eleição de novembro, na qual o partido pró-militares sofreu significativa derrota, e ocupou o poder. Calcula-se que já morreram mais de 300 pessoas, além de mais de 3 mil feridos. O jornalista Aye Min Thant, que recebeu o Prêmio Pulitzer, em 2019, e fugiu de Rangoon para Bancoc, na Tailândia, diz que as Forças Armadas não conseguirão controlar o país, apesar do bloqueio da internet e da censura aos meios de comunicação. Os funcionários públicos participam de desobediência civil e contam com trabalhadores sindicalizados, ferroviários, portuários e mulheres da indústria de vestuários, participando dos protestos nas ruas.     



APÓS LOCKDOWN, ARARAQUARA SEM MORTES

O município de Araraquara/SP após 44 dias com registros de mortes, entre janeiro e fevereiro foram 113 óbitos, passou por um  lockdown de 10 dias, entre 21 de fevereiro a 3 de março. Esse número foi maior que o total do ano de 2020, quando se anotou 92 mortes. O índice de contaminação também caiu de53% para7%. Depois dessa drástica medida, não foi registrada nenhuma morte nas últimas 24 horas. Os comerciantes ingressaram com medida judicial e o juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública concedeu liminar considerando inconstitucional decreto municipal de calamidade pública.  



MANCHETES DE ALGUNS JORNAIS DE HOJE, 27/03/2021

CORREIO BRAZILIENSE - BRASÍLIA/DF 

COM MORTALIDADE EM ALTA, BRASIL FECHA A PIOR SEMANA DA PANDEMIA

JORNAL DO BRASIL - RIO DE JANEIRO/RJ

COVID ENTRE JOVENS DE 30 A 39 ANOS AUMENTA EM 565% SÓ EM 2021, APONTA FIOCRUZ

FOLHA DE SÃO PAULO - SÃO PAULO/SP

GOVERNADOR DE SC É AFASTADO PELA SEGUNDA VEZ 
Tribunal Especial de Julgamento aceitou parcialmente denúncia contra Carlos Moisés

TRIBUNA DA BAHIA - SALVADOR/BA

SALVADOR É A SEGUNDA CAPITAL DO PAÍS EM VACINAÇÃO DA POPULAÇÃO

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE/RS

BUTANTAN PEDE AUTORIZAÇÃO PARA TESTES EM HUMANOS DE VACINA BRASILEIRA CONTRA COVID-19

CLARIN - BUENOS AIRES/ARG

DOS ACUSADOS
EXTRAÑAS SORPRESAS EN EL JUICIO DE LAS NARCOVALIJAS HALLADAS EN LA EMBAJADA DE RUSSIA

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - LISBOA/PT  

VACINAÇÃO DE  PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DE PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO ARRANCA HOJE 

sexta-feira, 26 de março de 2021

OAB REPRESENTA CONTRA JUÍZES

A OAB/BA ingressou com representação no CNJ contra juízes do Tribunal de Justiça que exigiram novas procurações em processos, alegando serem antigas umas, divergência de assinaturas outras. Reclama-se também pelos embaraços criados na liberação de alvarás, recusa de atendimento aos advogados por magistrados e cassação da palavra de advogados em sessões de audiências telepresenciais. O presidente da OAB, Fabrício Castro, elogiou o trabalho da Comissão de Direitos e Prerrogativas e pede que os advogados enviem cópias em PDF de e-mails, solicitando atendimento virtual aos juízes e que não foram respondidos.    


 


CORONAVÍRUS NO BRASIL, EM 26/03/2021

Segundo informações do Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas, foram registradas 3.650. De ontem para hoje foram diagnosticadas 84.245 novos casos da doença. O total de óbitos é de 307.112 pessoas e de contaminados, 12.404.414 desde o início da pandemia, das quais 10.824.095 recuperadas e 1.273.207 em acompanhamento.
 
Segundo dados da Secretaria da Saúde, nas últimas 24 horas, na Bahia, foram registradas 155 mortes, ontem 139, além de 4.738 novos casos de covid-19; registradas 14.786 óbitos e 788.296 de casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais são considerados recuperados 756.849 e 16.661 continuam ativos. Foram descartados 1.110.233 casos e em investigação 183.775.  

 

 



MENSAGENS ROUBADAS SERVEM PARA ABERTURA DE INQUÉRITO

O ministro Humberto Martins, presidente do STJ, segue o caminho aberto pelo ministro Alexandre de Moraes, ao abrir inquérito de ofício, sustentado em mensagens roubadas da Lava Jato. E agora nega acesso aos autos à Associação Nacional dos Procuradores da República, sob fundamento de correr "risco a realização das futuras diligências sigilosas". O ministro busca os celulares dos procuradores e atua em sua autodefesa, como declarou anteriormente, porque teme tenha havido "investigação ilegal de ministros da Corte".   

Os procuradores deverão recorrer à ministra Rosa Weber, do STF, para trancar a investigação, porque temem eventual prisão.



A PANDEMIA NOS ESTADOS UNIDOS E NO BRASIL

O combate à pandemia do coronavírus nos Estados Unidos e no Brasil percorreu caminhos semelhantes até janeiro/2021, quando houve mudanças com a chegada de Joe Biden à Casa Branca; no Brasil, os ensinamentos de Donald Trump permanecem, sendo usados por Jair Bolsonaro, responsável maior pelo crescimento assustador das mortes; nos Estados Unidos houve reversão inigualável, porque o atual presidente inseriu como meta principal de seu governo a perseguição ao mortal vírus. A promessa é imunizar todos os americanos até o mês de maio, enquanto o Brasil só concluirá a vacinação dos brasileiros no ano de 2022.     

Em abril/2020, em plena pandemia, o ex-presidente Donald Trump anunciava o desligamento dos Estados Unidos da OMS, suspendendo o pagamento das contribuições à entidade da saúde, em plena época do decreto da pandemia mundial de Covid-19. O país tornou-se líder em número de óbitos até chegar aos atuais, mais de 500 mil vítimas. Trump declarava que o vírus iria desaparecer em abril/2021 e assegurou que "o risco é muito baixo para a maioria dos americanos". O ex-presidente americano passou a reclamar a volta ao trabalho, desvalorizou o uso da máscara, que ele mesmo não usava, indicou medicamentos para cura do covid-19, sem nenhuma aprovação médica, descuidou na aquisição de vacinas. 

O Brasil copiava as manifestações e providências do governo americano e passou a descobrir culpados pela disseminação da doença, a exemplo do STF, porque decidiu para assegurar a competência concorrente para trabalhar pelo combate à pandemia ao presidente da República, governadores e prefeitos. O presidente brasileiro tratava a doença como uma "gripezinha", ironizou e não usava máscara, além de reclamar o retorno ao trabalho; deixou de comprar vacinas, no ano passado, sob fundamento de que as farmacêuticas é que deveriam procurar o governo brasileiro e não o inverso. Como o presidente americano, culpava também a imprensa por ter "disseminado o pânico", mas não cuidou de coordenar o ataque à pandemia, pelo contrário, passou a fazer propaganda de medicamentos que não são aprovados pelos órgãos médicos do Brasil e do mundo. No Brasil, as mortes pelo vírus já ultrapassam 300 mil vítimas e os números de mortes diárias situam-se no dobro do que ocorre nos Estados Unidos atualmente. 

Segundo o site "Our World in Data", vinculado à Universidade de Oxford, o índice de mortes diárias, considerando os últimos sete dias, no mundo, indicam que o Brasil, no dia 22, registrou 2.305 mais que o dobro dos Estados Unidos, 978.

                                Salvador, 26 de março de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.  

PROCESSO DELULINHA CONTINUA EM SÃO PAULO

O processo contra Fábio Luís Lula da Silva, envolvido nos crimes definidos de lavagem de dinheiro e pagamento dissimulado de despesas pessoais, deverá continuar na 10ª Vara Federal Criminal de São Paulo, segundo decisão do desembargador federal José Marcos Lunardelli, do TRF da 3ª Região. O processo iniciado na 13ª Vara Federal de Curitiba/PR foi remetido para São Paulo, mas o julgador deu-se por incompetente e determinou a remessa para o Rio de Janeiro, não aceita pelo Tribunal. 



MANCHETES DE ALGUNS JORNAIS DE HOJE, 26/03/2021

CORREIO BRAZILIENSE - BRASÍLIA/DF 

MARCELO QUEIROGA TENTA RECONECTAR O MINISTÉRIO DA SAÚDE À CIÊNCIA

JORNAL DO BRASIL - RIO DE JANEIRO/RJ

"TEM QUE MUDAR É A POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL" CRITICA PRESIDENTE  DO SENADO

FOLHA DE SÃO PAULO - SÃO PAULO/SP

BUTANTAN CRIA VACINA CONTRA COVID E PEDIRÁ INÍCIO DE TESTES

TRIBUNA DA BAHIA - SALVADOR/BA

SALVADOR TERÁ MEDIDAS AINDA MAIS RESTRITIVAS A PARTIR DE SEGUNDA

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE/RS

STF ANALISARÁ RECURSO DA PGR CONTRA LULA EM 14 DE ABRIL
Ministro Edson Fachin anulou condenação do ex-presidente e determinou transferência dos processos para Distrito Federal

CLARIN - BUENOS AIRES/ARG

DEL EDITOR
HASTA DÓNDE CAE ALBERTO, HASTA DÓNDE LLEGA CRISTINA

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - LISBOA/PT  

MARCELO DECRETA RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA ATÉ 15 DE ABRIL

ATOS DO PRESIDENTE

Através de Decretos Judiciários, publicados hoje, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Lourival Trindade, "institui o sistema Exaudi como ferramenta oficial de estatística e gerenciamento de acervo das unidades judiciais do Tribunal de Justiça da Bahia, descontinuando, em definitivo, a utilização do Painel de Estatística do PJE".

Suspende a implantação do sistema PJe, nas comarcas que enumera no ato, voltando ao funcionamento normal com audiências e fluência dos prazos.

Rerratifica atos de aposentadoria e concede aposentadoria voluntária a DARLENE MARQUE DE SOUZA SANTOS, Escrevente da Comarca de Piritiba.



quinta-feira, 25 de março de 2021

CORONAVÍRUS NO BRASIL, EM 25/03/2021

Segundo informações do Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas, foram registradas 2.777. De ontem para hoje foram diagnosticadas 100.158 novos casos da doença. O total de óbitos é de 303.462 pessoas e de contaminados, 12.320.169 desde o início da pandemia. 

Segundo dados da Secretaria da Saúde, nas últimas 24 horas, na Bahia, foram registradas 139 mortes, ontem 135, além de 4.237 novos casos de covid-19; registradas 14.631 óbitos e 783.558 de novos casos confirmados desde o início da pandemia. 





SEPARADA DE FATO, NÃO HÁ NEPOTISMO

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que advogada separada de fato de esposo, desembargador, com quem continua casada civilmente, de conformidade com certidão de casamento, não pode ser excluída de lista tríplice para indicação para juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Segundo a decisão não há, nesta caso, nepotismo. Assim, a advogada Giselle Falcone Medina Pascarelli Lopes, que já é juíza substituta do TRE, foi incluída na listra tríplice. 

No julgamento, ficou vencido o ministro Edson Fachin, porque a Súmula 13 do STF não excepciona a hipótese de pessoa casada civilmente 



BIDEM COMEMORA BONS RESULTADOS CONTRA A COVID-19

O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, cumpriu a promessa dada no início de seu governo de vacina 100 milhões de pessoas nos primeiros 100 dias de seu governo, mas, em 58 dias, conseguiu imunizar os 100 milhões com a vacina contra a covid-19. Agora, promete imunizar até abril, mais 200 milhões de pessoas. Biden declarou que a meta é difícil, pois nenhum país aproxima desses números, mas assegurou que lutará para cumprir a promessa. Sobre outros problemas disse o presidente: "Eu fui eleito para resolver problemas, e o mais urgente era Covid-19 e a crise econômica para milhões de americanos, por isso coloquei todo o meu foco nisso. Os outros problemas de imigração, armas são políticas de longo prazo, estaremos aptos a fazer, mas o fundamental era dar às pessoas alguma paz de espírito para que elas não estejam preocupadas se vão perder algum membro da família".    

Depois que o presidente assumiu o cargo as mortes diminuíram em 30%, segundo o jornal New York Times. O país continua com o maior número de óbitos em todo o mundo, mas a expectativa é que o vírus estará sob controle até o mês de julho.  



O MINISTRO GILMAR MENDES ATACA GUEDES

O ministro Gilmar Mendes briga não só com seus colegas; investiu agora contra o ministro Guedes. É que o ministro do STF, que não é economista, passou a defender Felipe Salto, da Instituição Independente, órgão do Senado Federal. Guedes declarou que as previsões do IFI são "muito fracas, tem trabalho muito mal", pois Mendes, censurou a apreciação de Guedes para dizer que Felipe Salto é "sério e competente". Daqui a pouco, Mendes vai querer ocupar o lugar do presidente da República, pois "só ele sabe das coisas".



ARAS BLINDA ALIADOS E PERSEGUE ADVERSÁRIOS

A corregedora-geral do Ministério Público Federal, Elizeta de Paiva Ramos, declarou que o Procurador-geral da República, Augusto Aras, tomou posições de proteger aliados e perseguir adversários. O fato deu-se na apuração de um assessor do gabinete de Aras, quando não se encontrou nenhuma prova contra os procuradores Luana Vargas, Hebert Mesquita e Victor Riccely, acusados pelo procurador. A acusação era de que os procuradores vazaram informações da delação de Marcelo Odebrecht. Posteriormente, o Conselho Nacional do Ministério Público avocou o processo e suspendeu a continuidade da investigação da corregedora.       



LAVA JATO IMPORTADA DO BRASIL CONTRA CORRUPÇÃO; NO BRASIL PROTEÇÃO AOS CORRUPTOS

A decisão da terça feira, pela 2ª Turma do STF, deixou um rasgo muito grande na instituição, que tem sido sangrada há algum tempo. Depois do julgamento, apareceram os advogados de grandes escritórios e os políticos para sacrificar a Lava Jato, os procuradores e Sergio Moro. O presidente da Câmara dos Deputados, envolvido em vários processos na Justiça, saiu a campo para afirmar: "Lava Jato não merece perdão", porque promoveu perseguições; seus pares, também, sob encalço da Justiça, teceram considerações de apoio aos três ministros da suspeição e repúdio ao ex-juiz e procuradores. Muitos escritórios de advocacia, que defendem os corruptos, aligeiraram para enaltecer o feito "histórico" do ministro Gilmar Mendes, Lewandowski e Cármen Lúcia, assegurando que eles salvaram o futuro do Direito e repudiam o ex-juiz Sergio Moro, que encabeçou, julgou e puniu os grandes empresários e os políticos corruptos no Brasil. Outro criminalista disse que o STF "ergueu sua espada para desfazer uma clamorosa injustiça". Mais um desses grandes advogados afirma que somente "acordos políticos" seriam capazes de evitar a suspeição de Moro. Todos da Lava Jato tinham um mesmo objetivo, diminuir os malefícios, causados pelos criminosos condenados, além de valorizar o volumoso recurso roubado exatamente por aqueles contra os quais eles jogam pedras: foram mais de R$ 5 bilhões, recuperados pelo trabalho da força tarefa.  

O trabalho dos procuradores e do então juiz federal resultou em quase 300 detenções, 278 condenações, além da recuperação de R$ 4,3 bilhões; a empreiteira Odebrecht, com um departamento especial de obtenção de vantagens e distribuição de benefícios, corrompeu funcionários e políticos do Brasil, e de  vários países da America Latina, a exemplo do México, Guatemala, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Argentina. Diante dos julgamentos que se sucedem contra os que combatem a corrupção, talvez, o melhor caminho será mudar as leis para que a competência para abrir inquérito passe para ministros do STF e do STJ, como aliás já está ocorrendo com a iniciativa do ministro Alexandre de Moraes e do ministro Humberto Martins, do STJ, que de moto própria, abriu inquérito contra procuradores, visando "autodefesa" e para agradar ao presidente, objetivando sua indicação para a próxima vaga no STF.

Os julgadores de terça feira, que nunca usaram a toga antes de chegar ao cargo político que ocupam,  servem agora da titularidade obtida para inocentar os corruptos que quase destroem a maior empresa do país. A Operação Lava Jato, que está sendo sepultada no Brasil, exportou e prossegue usando os métodos e sistemática originadas daqui, para prender presidentes no Peru, Panamá e El Salvador. Essa Operação admirada em todo o mundo está sendo bombardeada, mas continua atuante e prestando relevantes serviços ao Peru, com a prisão do presidente Alejandro Toledo, e do ex-presidente Alan García que se matou para evitar a prisão; ao Panamá, com a prisão do presidente Ricardo Martinelli, a El Salvador, com a prisão do presidente Maurício Funes.   

Ninguém se engana sobre a culpabilidade do ex-presidente; com efeito, se os ex-diretores da Petrobras, se construtoras e outras empresas aceitaram voluntariamente devolver bilhões aos cofres públicos, em reconhecimento explícito de crimes cometidos com propinas, se toda essa ladroagem foi exportada para outros países,  evidente que há, do outro lado das empresas, alguém, representando o poder público, na prática desses delitos. Este tipo de roubo não tem condições de andar e viver sozinho, mas depende de outro para justificar sua atividade, porquanto um concede o benefício, o outro embolsa a propina. 

Se não foi o ex-presidente Lula, autor de toda a roubalheira, há necessidade de se saber quem foi que ajudou os empresários a esvaziam os cofre da Petrobras. Qual o presidente ou qual o governante escancarou os cofres públicos para recebimento de propinas?       

Salvador, 25 de março de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso 
Pessoa Cardoso Advogados.