quarta-feira, 30 de março de 2022

BRASIL LIBERA, EUA BUSCA CORRUPTOS!

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o FBI estão oferecendo recompensa de até US$ 5 milhões a quem fornecer informações sobre a identificação de destinatários de propinas da Odebrecht e da Brasken, no "Programa de Recompensas de Recuperação de Ativos da Cleptocracia". Trata-se de programa do governo americano no combate à corrupção de governos estrangeiros que busca "identificar e recuperar ativos roubados, confiscar os lucros da corrupção e, quando apropriado e viável, devolver esses bens roubados ou valores ao país prejudicado pelos atos de corrupção". 

O Tesouro americano informa que "a Odebrecht admitiu em seu acordo de confissão de culpa, com o Departamento de Justiça dos EUA, que pagou US$ 788 milhões em propinas para ou em benefício de funcionários do governo em 12 países, incluindo Angola, Argentina, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Peru e Venezuela entre 2001 e 2016. A Brasken SA, por sua vez, é a petroquímica criada pela Petrobras em sociedade com a Odebrecht, e também usada no esquema do petrolão".  

Enquanto no Brasil há liberação total dos corruptos, até para disputar eleições, nos Estados Unidos há prêmio para quem identificar os destinatários das propinas da Odebrecht e da Brasken. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário