domingo, 13 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XXIV)

JOGADOR QUEIXA DA SITUAÇÃO DA MÃE E DA IRMà

O maior jogador da história da Ucrânia, Andriy Shevchenko, ídolo do Milan nos anos 2000, explicou ontem o drama que sua família vem passando com a guerra; sua mãe e uma irmã estão em um porão, na cidade de Bucha, próximo a Kiev, sem poder sair, porque o bombardeio é intenso nas proximidades da capital que, a qualquer momento, será invadida pelas tropas do carniceiro. Assegura que as condições do local onde estão são péssimas e falta comida e eletricidade, situação que prevalece há cinco dias. Afirma que Bucha, Irpin e Hostomel estão "completamente destruídas", pelas agressões dos russos.  

CINISMO DO CARNICEIRO

Não tem limite o cinismo do carniceiro russo; pois Vladimir Putin foi sarcástico ao ponto de acusar a Ucrânia de "violações flagrantes" do direito humanitário; como tratar um homem mesquinho desta natureza como governante de um grande país como a Rússia! A Ucrânia atuando somente na defesa e o pulha desfere acusação de violador do direito humanitário! O carniceiro ainda teve a petulância de pedir ao presidente francês, Emmanuel Macron e ao chanceler alemão, Olaf Scholz, para pressionar Kiev a suspender essa situação de violação flagrante ao direito humanitário. O magarefe, na ligação telefônico, entre os três, ainda falou em "assassínios extrajudiciais de opositores, "civis feitos reféns" e "utilização como escudos humanos", tudo isso referindo aos ucranianos. Pediu aos governantes francês e alemão para "exercerem a sua influência sobre as autoridades de Kiev para que ponham fim a estas ações criminosas".

GUERRA SUJA DA RÚSSIA

As Forças Armadas da Rússia sequestrou mais um prefeito da Ucrânia; primeiro foi sequestrado o prefeito de Melitopol, Ivan Fyodorov; ontem foi a vez do prefeito de uma cidade ao sul da Ucrânia, Yevhen Matveyev. As tropas do carniceiro, além da matança de civis, crianças, destruição de hospitais, casas residenciais, investem agora no sequestro dos prefeitos. Escreveu no Twitter o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba: "Obtendo zero apoio local, os invasores se voltam para o terror. Apelo a todos os estados e organizações internacional para que parem o terror russo conta a Ucrânia e a democracia".   

RÚSSIA BLOQUEIA INSTAGRAM

A Rússia bloqueou o Instagram, apesar da popularidade do aplicativo no país, com 80 milhões de usuários russos, tonando-se a rede social com mais usuários no mundo. A promessa do carniceiro é que a partir de amanhã, 14/3, vai restringir o acesso à plataforma, sob fundamento de discurso de ódio. Essa providência vai cortar 80 milhões de usuários da plataforma. A empresa passou a permitir que usuários das redes sociais em alguns países, a exemplo da Rússia com a prática de violência contra a Ucrânia, possam os usuários defender atos de violência. As autoridades russas prometem restringir também o Facebook, Twitter e, posteriormente, o WhatsApp.

Comunicado do vice-presidente de assuntos globais da Meta, Nick Clegg, justificou, na sexta feiras as mudanças: "O fato é que, se aplicássemos nossa política padrão de conteúdo sem qualquer ajuste, nós estaríamos removendo conteúdo de cidadãos ucranianos comuns expressando sua resistência e fúria contra as forças invasoras"; assegurou que "não vai tolerar russofobia ou qualquer tipo de discriminação, abuso ou violência direcionada aos russos".

Salvador, 13 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário