BOMBARDEIO ATINGE ESCOLA DE ARTE
Os intensos bombardeios dos carniceiros russos contra a Ucrânia atingiram uma escola de arte, na cidade de Mariupol, segundo denúncia do conselho municipal da cidade; nela estavam abrigadas 400 pessoas. O prédio foi destruído, vítimas soterradas e ainda não se sabe sobre o número de mortos e feridos. Anteriormente, na quarta feira, a Rússia destruiu um teatro, que também servia de abrigo, e neste domingo foi a vez de uma escola de arte.
PIADA NA GUERRA
O campeão de xadrez russo, Gary Kasparov, sempre manifestou-se contra o governo do presidente Vladimir Putin. Ele aparece no Twitter para noticiar a piada difundida na Rússia:
"Estamos iniciando hoje o vigésimo-quarto dia da campanha para tomar Kiev em dois dias".
SUSPENSOS PARTIDOS NA UCRÂNIA
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, suspendeu hoje as atividades de 11 partidos, vinculados a interesses russos no país; o fundamento é de que "agora todos devem cuidar dos interesses do Estado". O partido Plataforma de Oposição pela Vida tem no parlamento 44 das 450 cadeiras e é liderado por Viktor Medvedchuk, vinculado ao carniceiro, Vladimir Putin, padrinho da filha de Medvedchuk. Outro partido suspenso, Nashi (Nosso), tem como líder Yevheniy Murayev, possível sucessor de Zelensky, anunciado pelo Kremlin. Disse Zelensky: "Quero lembrar a todos os políticos em qualquer campo: o tempo de guerra mostra muito bem a pequenez das ambições pessoais daqueles que tentam colocar as suas próprias ambições, o seu próprio partido ou carreira acima dos interesses do Estado, dos interesses do povo".
TURQUIA ADMITE ACORDO
Maylut Çavusoglu, chefe da diplomacia turca, declarou hoje grande esperança na celebração de um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia. As partes "quase concordam" em quatro dos seis itens em discussão. A paz exigirá reunião entre o carniceiro Vladimir Putin e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky e isso será possível. A guerra inexplicável do carniceiro já provocou mais de 3,3 milhões de refugiados.
PRIMEIRO-MINISTRO DIZ DO FRACASSO DA RÚSSIA
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em discurso, no encerramento do Congresso do Partido Conservador, na cidade de Blackpool, assegurou ser vital o fracasso da invasão da Rússia, porquanto eventual vitória implicará em outras anexações de outros países, para aumentar a área geográfica da Rússia, alvo da guerra de Putin. Disse que o carniceiro temia a Rússia tornar-se democrática como acontece com a Ucrânia; afirmou que "na Rússia de Putin, é-se preso durante 15 anos apenas por chamar uma invasão de invasão. E, se protestar contra numa eleição, é-se envenenado ou baleado".
JUIZ LIVRA CRIMINOSO PARA IR PARA GUERRA
O jornal Expresso, de Lisboa, noticiou que um juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, de Lisboa, deferiu pedido de Mário Machado para não cumprir "medida de coação", consistente no comparecimento quinzenal à polícia, no âmbito de processo criminal, com indícios de posse ilegal de arma, discriminação racial, discurso e propagação de ódio na internet, para poder deslocar-se para a Ucrânia. O juiz escreveu na decisão: "a situação humanitária vivida na Ucrânia e as finalidades invocadas pelo arguido para a sua pretensão, o arguido poderá deixar de cumprir a referida medida de coação enquanto estiver ausente no estrangeiro". O SOS Racismo informa que Mário Machado "já cumpriu pena de prisão e já foi condenado pela prática de vários e múltiplos crimes, incluindo crimes de discriminação racial". A organização pede revogação da decisão do juiz.
RÚSSIA USA MÍSSIL HIPERSÔNICO
O carniceiro russo, Vladimir Putin, anunciou ter usado, pela primeira vez, o míssil hipersônico contra a Ucrânia, nas proximidades da fronteira com a Romênia, na região de Mykolaiv. Os mísseis, denominados de Kinzhal, foram usados pela primeira vez ontem, visando destruir depósito subterrâneo, que armazenava combustíveis e lubrificantes das Forças Armadas ucranianas. O chefe adjunto da Polícia de Kharkiv noticiou que um ataque russo matou civis que estavam num prédio, na cidade, atingindo ao menos uma criança de 9 anos, perfazendo o total de 115 crianças mortas na guerra; a Prefeitura informou que mais de 600 prédios foram destruídos na cidade.
Salvador, 20 de março de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário