Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CII)

TURQUIA JÁ ACEITA FINLÂNDIA E SUÉCIA

A Turquia, em reunião realizada no fim de semana, retirou a objeção de ingresso da Finlândia e da Suécia na Otan. É mais uma derrota para o presidente Vladimir Putin que agora fica isolado no Mar Báltico e sem opções na guerra da Ucrânia. O presidente Joe Biden e os líderes europeus acreditam que a queda de Putin é questão de tempo, porque terá de aceitar a derrota na Ucrânia e será humilhante para a poderosa Federação Russa reconhecer fracasso na invasão que seria a primeira na Europa, visando aumentar o território russo. Putin já desistiu de mudar o regime ucraniano com o fracasso na invasão de Kiev e agora busca controlar o centro industrial do país, na região do Donbass, para onde mudou o cenário da guerra.

"NOSSA CORAGM IMPRESSIONA O MUNDO, NOSSA MÚSICA CONQUISTA A EUROPA"

O presidente Volodymyr Zelensky, após a vitória da banda ucraniana Kalush Orchstra, na Eurovision, maior concurso musical da Europa, escreveu na rede social: "Nossa coragem impressiona o mundo, nossa música conquista a Europa! No próximo ano, a Ucrânia será a anfitriã da Eurovision! Pela terceira vez em sua história". O presidente parabenizou os membros da banda e disse esperar que o evento seja realizado um dia m Mariupol. 

PLANOS DE PUTIN DERAM ERRADO

Depois de serem escorraçados da região de Kiev e da derrota em Kharkiv, as tropas russas desviaram seu alvo para a região de Donbass. Relatório do Institute for the Study of War explica que "os russos provavelmente abandonaram o objetivo de completar um cerco em larga escala das unidades ucranianas entre as cidades de Izyum e Donestk". Agora, os russos querem ocupar a região de Luhansk, visando enfrentar os ucranianos na cidade de Sievierodonetsk. Acredita-se que este seja o plano C ou D do carniceiro Putin.  

UCRÂNIA NA FRONTEIRA

As tropas ucranianas, que lutam em Kharkiv, expulsaram os carniceiros e os combates já acontecem na fronteira com a Rússia. A informação é do governador da região que publicou um vídeo com os soldados da 127ª Brigada de Defesa Territorial na divisa dos dois países. 

PUTIN CONTINUA AMEAÇANDO FINLÂNDIA SUÉCIA

O presidente carniceiro Vladimir Putin continua ameaçando a Finlândia e a Suécia por manifestarem interesse em participar do grupo da Otan. Putin ainda declarou que "não tem problemas com a Finlândia e a Suécia, mas que a expansão da infraestrutura militar em seu território exigiria uma reação de Moscou, à medida que os países nórdicos se aproximam da adesão à Otan". Seu vice-ministro das Relações Exteriores, Serguei Riabkov afirmou ser "um grave erro adicional, cujas consequências terão um longo alcance". O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov assegurou que a Rússia "acompanhará de perto" as candidaturas de Finlândia e Suécia".

EUROPA VAI RECONSTRUIR A UCRÂNIA

Documento da União Europeia esclarece que os ucranianos "devem receber empréstimos, doações e possivelmente o produto dos bens confiscados aos oligarcas russos para ajudar a pagar o custo multibilionário da reconstrução do país após a guerra ruinosa lançada pelo Kremlin". Além disso haveria "subsídios não reembolsáveis dos estados membros da UE que forneceriam outra parcela dos fundos necessários para reconstruir casas, escolas, estradas, ferrovias, aeroportos e pontes destruídas".   


ZELENSKY DESTITUI COMANDANTE

O presidente Volodymyr Zelensky destituiu ontem o comandante das Forças de Defesa Territorial das Forças Armadas, Yurii Halushkin, que tinha sido nomeado no mês de janeiro. Foi colocado no seu lugar. o major-general Ihor Tantsiura. Não foram dadas maiores informações sobre a saída de Halushkin. As Forças ucranianas avançaram no domingo com a destruição de dois helicópteros, três tanques e seis veículos blindados de combate.  

Salvador, 16 de maio de 2022.

                                                                         Antonio Pessoa Cardoso
                                                                         Pessoa Cardoso Advogados.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário