Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

RADAR JUDICIAL

DESMONTE DE ACAMPAMENTOS

A Polícia Militar, só agora, começou a desmontar o acampamento em frente ao QG do Exército, em Brasília, montado desde o resultado da eleição e derrota de Jair Bolsonaro. A medida foi executada depois que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou, no prazo de 24 horas, para o desmanche das estruturas, amontoadas na frente do QG do Exército de Brasília e de outros estados. Na decisão, Moraes determina a prisão em flagrante dos participantes dos atos antidemocráticos. Enquanto isso, mais de 200 bolsonaristas foram conduzidos para o Complexo da Papuda e as mulheres para a Colmeia, Penitenciária Feminina do Distrito Federal.     

DEPUTADOS PEDEM EXPULSÃO DE BOLSONARO

Deputados americanos pediram, em mensagens no Twitter, a expulsão do ex-presidente Jair Bolsonaro dos Estados Unidos. Eles mencionam os ataques à democracia por apoiadores do ex-presidente, que deixou o país para não passar a faixa ao seu sucessor. No campo da legalidade são duas as possibilidades para Bolsonaro deixar os Estados Unidos: extradição, que depende de pedido do Judiciário do Brasil, o que se mostra bastante difícil; a outra opção seria a deportação, dependente do governo americano. No Brasil, o senador Renan Calheiros pediu ao STF extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro.   

POLÍCIA MILITAR COM BOM SALÁRIO

A Polícia Militar do Distrito Federal tem salário superior aos militares de outros estados. Um soldado da PM recebe bruto R$ 8.478,43, representando quase o dobro dos policiais de outras unidades federadas. A diferença é que os militares da capital federal recebem pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal, abastecido por verbas federais.   

GOLPISTAS CONTINUAM COM BARRACAS

Os arruaceiros de Jair Bolsonaro continuam com barracas montadas na Praça Duque de Caxias, na Mouraria, em Salvador. Seguem reclamando golpe e não são incomodados, apesar de decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para desmonte das estruturas. Bem verdade que na Bahia os seguidores do ex-presidente são em número insiginificante; calcula-se em torno de 30 pessoas nessas barracas. Esses baderneiros ainda alegam que fazem o movimento em prol da democracia, esquecendo que o regime já elegeu outro presidente.   

Em São Paulo, os golpistas estão sendo desalojados da frente do Círculo Militar, no Ibirapuera, pelos militares, de conformidade com ordem do ministro Alexandre de Moraes. 

CAPITÓLIO: 950 PRESOS

A invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, em 2021, causou a prisão de 950 réus, envolvidos no ataque ao Congresso americano. Mas o FBI continua na busca dos participantes da invasão; já foram 192 condenações e 484 admissões de culpabilidade. Um dos vândalos, Jacob Chansley, foi penalizado com 41 meses de prisão e há outros réus que podem pegar cadeia por 20 anos. Naquela oportuniade, mais de 2 mil pessoas entraram no Capitólio, deixando 250 feridos e três mortos. Cenas semelhantes aconteceram em Brasília, no domingo, 8/1, quando seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram os Três Poderes, STF, Congresso e Palácio do Planalto, promovendo saques, quebra-quebra e destruindo várias móveis dos prédios. Muitos arruaceiros do Brasil já estão presos, outros estão sendo procurados e todos poderão ser julgados e punidos com penas rigorosas. O ex-presidente Jair Bolsonaro que viajou para os Estados Unidos com o objetivo de não passar a faixa para o presidente eleito foi internado hoje, 9/1, em Orlando, com dores abdominais.       

Salvador, 9 de janeiro de 2023.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário