Pesquisar este blog

sábado, 4 de março de 2023

BOLSONARO TENTOU TRAZER JOIAS ILEGALMENTE

O ex-presidente Jair Bolsonaro tentou entrar no Brasil com joias com diamantes, dadas pelo governo da Arábia Saudita, avaliadas em R$ 16,5 milhões e seria presente para Michelle Bolsonaro, segundo informações do jornal Estado de São Paulo. Trata-se da viagem em caráter oficial de outubro de 2021. As joias, constantes de colar, anel, relógio e brincos de diamantes, eram destinadas à primeira-dama Michelle Bolsonaro, como presente do governo da Arábia. Houve tentativa para passar pela Alfândega, sem nada declarar. 

Assessor e integrante da comitiva do ministro Bento Albuquerque confirmou os itens destinados à Michelle, mas assegurou que não sabia sobre o conteúdo dos estojos. O avião presidencial de retorno da Arábia Saudita pousou no aeroporto de Guarulhos e o material estava na mochila de um militar, então assessor do ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia; já no aeroporto, os fiscais pediram ao militar para colocar a mochila no raio-x que foi revisada e encontradas as joias, que foram retidas, vez que Bolsonaro não se dispôs a pagar R$ 12 milhões para ser liberada. 

O ministro de Minas e Energia, depois da apreensão das joias tentou liberá-las, argumentando que o material era presente dos sauditas para Michelle. O agente não se intimidou e manteve a retenção das joias. Todavia, outras tentativas de três ministérios, Economia, Minas e Energia e Itamaraty, inclusive do próprio presidente, não obtiveram êxito. A última investida, deu-se no final do governo, em dezembro/2022, quando o então presidente Jair Bolsonaro enviou ofício à Receita, pedindo envio das joias à Presidência da República. O pedido não foi atendido e o material deverá ir para leilão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário