ALÉM DE JOIAS, ARMAS
Começam a aparecer mais presentes de alto valor recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, no exercício do cargo; agora, foi a vez de um fuzil, calibre 5,56 mm e uma pistola, 9 mm, recebidas e conduzidas pelo avião presidencial, na viagem de retorno de 10 dias pelos Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita, em 2019. As armas foram oferecidas por um príncipe de uma família real dos Emirados Árabes. Nesta viagem, membros da comitiva receberam relógios de luxo. Na lista de bens incorporados ao acervo pessoal do ex-presidente consta também 44 relógios, 74 facas, 54 colares, munição e colete à prova de balas, além de outros. A lista elaborada pela Presidência confirma que em quatro anos de mandato, Bolsonaro colecionou 19.470 itens.
SERVIDORA LANÇA E ANULA JOIAS
Uma servidora da Presidência da República, que trabalhava com o ajudante de ordens, Mauro Barbosa Cid, declarou na Polícia Federal que recebeu ordens para pedir ao Departamento de Documentação Histórica do Gabinete da Presidência para lançar antecipadamente as joias apreendidas, mesmo não tendo sido liberadas pela Receita Federal. Posteriormente, houve a determinação para excluir do sistema o lançamento. A servidora repassou para a Polícia Federal os documentos sobre as operações de inclusão e exclusão.
INSCRIÇÕES PARA MINISTRO DO STJ
A OAB abriu desde o dia 1º de março as inscrições para candidatos à lista sêxtupla na sucessão do ministro Felix Fischer no STJ, aposentado em agosto/2022. Os seis nomes serão encaminhados ao STJ que escolhe três para opção do presidente da República por um dos nomes, que será nomeado ministro. Despontam como aspirantes à cadeira os advogados Henrique Ávila, André Godinho e Daniela Teixeira.
EDINHO SERÁ INVENTARIANTE
A viúva do jogador Pelé, Márcia Aoki, desistiu de ser inventariante, permitindo ao goleiro Edinho, um dos seis filhos do atleta morto, assumir o encargo. Márcia, em petição alega que quer "evitar disputas infrutíferas e que atende a pedido dos filhos do rei", pedindo pela nomeação de Edinho. Anteriormente, a juíza Suzana Pereira da Silva, da 2ª Vara de Família e Sucessões de Santos, negou a pretensão de Edinho e determinou intimação de Aoki pra manifestar.
ADVOGADO COM DROGAS É PRESO
Um advogado, sem divulgação do seu nome, foi flagrado no transporte de drogas em um fundo falso de um caro e a Polícia Militar procedeu à prisão em Aurilândia/GO. Na noite da quinta-feira, 7/3, foram encontrados 16 quilos de pasta base de cocaína com o advogado que estava acompanhado de outro homem, levado à delegacia. O carro foi apreendido.
MINISTÉRIO PÚBLICO RECORRE DE DECISÃO DO TCU
O Ministério Público do Tribunal de Contas da União recorreu, hoje, 10/03, ao próprio prolator de decisão, ministro Augusto Nardes, de decisão que permitiu a continuidade das joias com o ex-presidente Jair Bolsonaro, recebidas do governo da Arábia Saudita, na condição de fiel depositário; apenas advertiu de que não poderia vendê-las ou usá-las. No recurso, o órgão quer imediata devolução das joias, no prazo de cinco dias.
JUIZ DA LAVA JATO MANDA CUNHA DEVOLVER CARROS
O novo juiz federal de Curitiba, Eduardo Apoio, determinou, ontem, 9/3, que o ex-deputado Eduardo Cunha entregue 6 carros confiscados na operação Lava Jato; os veículos estavam na posse da família do ex-deputado e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha que contesta a decisão do magistrado, porque ilegal, segundo afirma. Os veículos são os seguintes: dois Porsche Cayenne; um Ford Fusion; um Ford Edge; um Hyundai Tucson e um Volkswagen Passat. Os carros estavam bloqueados pelo ex-juiz Sergio Moro desde o ano de 2016.
Salvador, 10 de março de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário