quarta-feira, 19 de abril de 2023

RADAR JUDICIAL

SOLIDARIEDADE A MORO

O senador Sérgio Moro foi agraciado com moção de solidariedade, originada da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e de outras autoridades públicas, face ao fato de ter sido vítima de ameaças de membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital. 

ADVOGADO É PROCURADO

O advogado Fernando Cavalheiro Martins, condenado a dois anos de prisão pela prática do crime de estelionato, com falsificação de decisões judicias, em Sorocaba/SP, está sendo procurado pela Justiça. As acusações contra o advogado são constantes de criação de leilões, com produção de documentos, prática de há mais de 10 anos. Moradores de Sorocaba denunciaram os golpes do advogado, quando eram contratados seus serviços. O registro de Fernando foi suspenso na OAB e ele já foi condenado por outros casos de estelionato.  

JOGADORES ENVOLVIDOS EM FALSIFICAÇÕES

O Ministério Público de Goiás nomeou 11 jogos, alvos da segunda fase da Operação Penalidade Máxima que investiga a manipulação de resultados de jogos de futebol. Foram presas três pessoas, em São Paulo, e a Polícia cumpriu 20 mandados de busca e apreensão, dos quais nove em casas de jogadores de futebol. Os apostadores e aliciadores davam preferência aos lances com cartão amarelo, vermelho, pênalti e escanteio. Foram identificados como envolvidos no esquema os jogadores Victor Ramos, atualmente zagueiro da Capecoense; Igor Cariús, lateral esquerdo do Sport Recife; Kevin Lomonaco, do Red Bull Bragantino e Gabriel Tota, do Esporte clube Juventude.   

IMPORTUNAÇÃO SEXUAL DE DEPUTADO NA PRIMEIRA INSTÂNCIA  

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu hoje, 19/04, baixar a ação penal contra o ex-deputado Fernando Cury, acusado de apalpar sua colega, ex-deputada Isa Penna, no Plenário da Assembleia Legislativa, em 2020. O entendimento foi de que com o fim do mandato do ex-parlamentar acaba a competência do Órgão Especial, sendo competente a primeira instância de São Paulo. A manifestação do Ministério Público, assim como os advogados de Cury defendiam exatamente esta tese, de competência da primeira instância. 

STJ DECIDE CAUSA BILIONÁRIA

A Corte Especial do STJ decidiu hoje, 19/04, sobre o pagamento antecipado de royalties de petróleo aos municípios de São Gonçalo, Magé e Guapimiri, no Rio de Janeiro. Os ministros, por unanimidade, mantiveram a decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente da Corte, que suspendeu a antecipação dos valores. O entendimento da ministra foi de que a inclusão desses três municípios como beneficiários do royalties e participações especiais do Estado do Rio, criou perda financeira para o Estado do Rio de Janeiro e para o município de Niterói, com "grave lesão à ordem e economia públicas". A decisão não correspondeu aos anseios dos filhos dos ministros, advogados que ingressaram com o recurso, e esperavam o recebimento de honorários milionários.  

POLICIAIS APOSENTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou hoje, 19/04, projeto de lei que autoriza policiais aposentados a trabalharem na segurança de escolas públicas do estado. A proposta é denominada de "Escola Mais Segura" e cria o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública, possibilitando a mais de mil inativos trabalharem na segurança das escolas. Os vencimentos deverão chegar a R$ 4,1 mil, incluído o vale-alimentação e este valor não interfere na aposentadoria. 

Boa prática esta do estado de Santa Catarina e as outras unidades poderão proceder da mesma forma, em benefício da segurança das escolas e mostrando outra atividade para os aposentados.

Salvador, 19 de abril de 2023.

ANTONIO PESSOA CARDOSO
Pessoa Cardoso Advogados. 



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário