sexta-feira, 26 de maio de 2023

ABIC CELEBRA CAFÉ

Pavel Monteiro Cardoso, diretor do Café Sobesa, empresa localizada em Santana/Bahia, diplomou-se em Direito, pela Universidade Católica de Salvador/BA, foi eleito para presidir a ABIC em junho/2021 até junho/2025; o presidente liderou as comemorações do Dia Nacional do Café, 24/05, criado pela Associação Brasileira da Indústria de Cafe, ABIC, para marcar o início da colheita no Brasil. Em anos anteriores, Pavel atuou como vice-presidente de Qualidades e Certificações, entre os anos de 2013 a 2019, e vice-presidente jurídico entre os anos de 2019 a 2022. A partir de junho/2021, o presidente da ABIC e diretor do Café Sobesa assumiu a liderança da ABIC, tendo participado de inúmeros eventos, vinculados ao café. A entidade lançou, neste ano, o programa de marketing, buscando garantir o avanço no consumo, enaltecendo a qualidade dos cafés no Brasil. O Selo Pureza foi instituído em 1989, em conjunto com o programa de autorregulamentação. O trabalho da ABIC tem sido promissor e é revelado pela elevação do consumo per capita de dois quilos, em 1989, para quase cinco quilos, em 2023, segundo anunciou em Nota o presidente da entidade, Pavel Monteiro Cardoso. A certificação, conferida pela ABIC, e o trabalho desenvolvido com orientação e fiscalização, nesses últimos 30 anos, reduziu o nível de impureza da produção do percentual do produto de 30%, que era antes, para apenas 1%, atualidade. 

Presid da ABIC com Presidente da Câmara
O perfeito funcionamento da ABIC, que completou 50 anos, justifica-se face ao posicionamento do Brasil no mundo do café, figurando como maior produtor e maior exportador de café, além de segundo maior consumidor da bebida. Em termos de bebida, o consumo do café, no Brasil, só perde para o uso da água. Afinal, são 300 mil estabelecimentos que negociam com o grão. Em 2020, o consumo da bebida por cada brasileiro, no Brasil, foi de 4,81 kg torrado, segundo noticiou a ABIC. A estimativa para a safra brasileira do café arábica e do conilon, neste ano de 2023, situa-se em 54,94 milhões de sacas de 60 quilos, das quais 47 milhões, originadas da Região Sudeste, representando o percentual de 85,6% da safra nacional. O Nordeste desponta na segunda colocação com safra prevista de 3,62 milhões de sacas, implicando no percentual de 6,6% da produção nacional. Na sequência, a Região Norte com estimativa de 2,94 milhões de sacas, ou seja, 5,3% e a região Sul com 733 mil sacas, 1,3% e, por último a Região Centro-Oeste com produção calculada de 465,8 mil sacas, equivalente a menos de 1%.         

A ABIC, representada pelo presidente Pavel Monteiro Cardoso, participou de workshop na Câmara dos Deputados, por ocasião da regulamentação da Lei n. 14.515/2022. A ABIC realiza, anualmente, reunião contando com os torrefadores do café torrado, moído e em grãos, dos empresários das indústrias de máquinas, quando se busca aprimorar a boa produtividade das torrefações, com lançamentos de novas máquinas. Nessa oportunidade, são apresentadas palestras para os presentes, além de debates sobre os problemas e inovações na produção. Há fabricantes de máquinas de café até mesmo do exterior, como é o caso da Itália. Já está programada a comemoração dos 50 anos da ABIC, no 29º ENCAFÉ, que será realizada no Vila Galé de Alagoas, entre os dias 15 a 19 de novembro.    

Salvador, 25 de maio de 2023.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário