terça-feira, 30 de maio de 2023

RADAR JUDICIAL

LIRA É CALOTEIRO, DIZ RENAN

Depois que soube da cobrança de dívida na Justiça, promovida pelo empresário Ricardo Barreto Dantas, contra o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, o senador Renan Calheiros escreveu no Twitter: "Triste exemplo: Lira é caloteiro, costuma não pagar o que deve. Pior, desvia dinheiro público e bate em mulher - deu uma surra de 2h em Jullyene, a ex-esposa e mãe de seus filhos. Confesso que aprovei a Lei Maria da Penha pensando em punir meliantes como ele". Lira nega o negócio jurídico com o empresário.   

NOVOS RÉUS: 1.175

O STF recebeu mais denúncias contra os arruaceiros, que invadiram a Praça dos Três Poderes; já tornaram-se réus o total de 1.175 pessoas, acusadas de incitar, destruir móveis dos prédios, além de outros crimes. Novas denúncias de 131 acusados foram apreciadas e encerradas ontem. Todos os processos estão instruídos com apresentação de documentos e depoimentos de testemunhas, pelo STF, mas, naturalmente, serão convocados juízes para colher as provas. A Procuradoria-Geral da República denunciou o total de 1.390 pessoas.  

LULA ENALTECE MADURO E ATACA OPOSIÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enalteceu o ditador sanguinário Nicolás Maduro e trata seu opositor, Juan Guaidó, como "impostor". O presidente brasileiro trata o ditador venezuelano como um democrata, quando se sabe que é responsável por violência e 7,5 milhões de refugiados, vítimas da repressão do regime, grande parte deles no Brasil. Guaidó afirmou: "Lula o que faz ao atacar-me é relativizar a tragédia que sofre a Venezuela". 

MINISTRO DEMITE FILHO

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, demitiu seu próprio filho, Shotaro Kishida, do cargo de secretário-executivo da política, depois que viu fotos de festa na residência oficial, no dia 30 de novembro, publicada pela revista japonesa Shukan Bunkan Bunshun. O pai classificou o comportamento do filho como "inadequado para um secretário político", pelo fato de usar a residência oficial do chefe do governo.  Shotaro também "aprontou" em viagem na Europa, por usar carros oficiais para se locomover. 

MINISTROS NO CHURRASCO DE LULA

Os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes estiveram presentes no churrasco promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, na sexta-feira, 26, quando foram reunidos ministros, deputados e senadores para articulação política. Muito apropriadamente o jornal Estado de São Paulo, em editorial, diz: "A esta altura, ministros do Supremo já deveriam saber que toga não é traje esporte fino, desses que se usam em festas informais. É evidente que os dois ministros foram convidados não por suposta amizade com o presidente, e sim porque integram o STF, lugar por onde trafegam interesses do governo." O jornal indaga "como fica a percepção de independência dos ministros?  

CORREGEDOR AUTORIZA CORREIÇÃO NA 13ª VARA E NO TRF-4

O corregedor nacional, Luis Felipe Salomão, determinou correição extraordinária na 13ª Vara Federal de Curitiba e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Foi exatamente daí que saíram as condenações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros corruptos da Lava Jato; só faltou a inclusão do STJ, pois também o STJ validou as sentenças e acórdãos de Curitiba e de Porto Alegre. As correições deverão acontecer entre os dias 31, quarta-feira, e 2, sexta-feira. Certamente, essas medidas são de agrado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Salvador, 30 demais de 2023.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário