Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de maio de 2023

RADAR JUDICIAL

GILMAR PODE PERDER TÍTULO

O ministro Gilmar Mendes, do STF, depois das sucessivas agressões a Curitiba, classificando a cidade como "gérmen do fascismo", poderá perder o título de cidadão honorário, dado em 2002. O vereador Professor Euler, autor da proposta, alega que, apesar do pedido de desculpa do ministro, as agressões à cidade não se limita à entrevista dada ao programa Roda Viva. O edil esclarece que o ministro "colecionou inúmeras polêmicas e ofensas com pares da Suprema Corte e também com diversas autoridades dos Três Poderes, independentemente de suas matizes ideológicas".   

PROCESSO CONTRA COLLOR DESDE 2014

Mais uma vez, o STF suspendeu o julgamento do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Melo; é a segunda vez que isso ocorre, nesta semana. A promessa é que o julgamento prosseguirá na próxima semana, mas é possível que não seja concluído ou que haja pedido de vista para perenizar a certa punição do ex-presidente. O relator do caso, ministro Edson Fachin nem concluiu seu voto e a sessão foi encerrada. Collor responde pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa. A Procuradoria-Geral da República, em 2015, pediu pena de 22 anos e oito meses.   

GILMAR MENDES DEFENDE ZANIN

O ministro Gilmar Mendes passou a defender o nome de Cristiano Zanin para ministro do STF. Ele deverá ser escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira que foi de Ricardo Lewandowski. Mendes classificou Zanin como "qualificado" para o cargo e disse que ele enfrentou "advocacia quase heróica, porque praticamente não era ouvido nos tribunais". E mais, acusou os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região de "confirmador das decisões do ex-juiz Sergio Moro, em Curitiba". Na verdade, a Lava Jato e os corruptos foram salvos mercê da atuação de Mendes que contribuiu para anular as condenações de Lula e quase todos os corruptos.

POLÍCIA APREENDE ARMAS NA CASA DE EMPRESÁRIO

A Polícia Federal, no cumprimento de mandado de busca e apreensão, desfez verdadeiro arsenal de armas na casa do empresário Adoilto Fernandes Coronel, um dos suspeitos de envolvimento como financiador do 8 de janeiro, em Brasília. A residência de Adoilto é em Maracaju/MS e ele é segundo-secretário da Associação Empresarial da cidade. Consta o nome dele entre os que vão ressarcir os cofres públicos no valor total de R$ 20,7 milhões, pelo vandalismo praticado com as invasões.  

MINISTRO LIBERA ANDERSON TORRES

O ex-ministro do governo Bolsonaro e ex-secretário do governo de Brasília, Anderson Torres foi solto ontem, de conformidade com decisão do ministro Alexandre de Moraes, que concedeu liberdade provisória, mediante condições: uso de tornozeleira eletrônica; proibido de sair do Distrito Federal; recolhimento do passaporte; proibido de usar redes sociais e comunicar com outros envolvidos no 8 de janeiro; permanecer em casa no período noturno e apresentar à Justiça todas as segundas-feiras. Anderson estava preso desde o dia 13 de janeiro.

POLÍCIA FEDERAL APREENDE CELULAR DE ASSESSOR DE BOLSONARO

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira, 12/05, mandado de busca e apreensão, expedido pelo desembargador Ali Mazloum, na casa de Marcelo da Silva Vieira, que era responsável pela classificação dos presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele já é investigado no inquérito que apura eventual crime de peculato praticado por Bolsonaro, no caso das joias da Arábia Saudita. 

PASTOR TEM GOLPE E FECHA IGREJAS

O pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, sofreu vários golpes na sua vida financeira nos últimos meses. Ele teve de fechas templos e emissoras face às dividas não pagas; além disso, o pastor perdeu um jatinho, usado como garantia de dívida, em 2018, pelo ex-genro, Felipe Ianne, em processo movido pelo Nacional Bank. 

Salvador, 12 de maio de 2023.

Antônio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário