sexta-feira, 16 de junho de 2023

RADAR JUDICIAL

PLANO DE GOLPE

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, dispunha de plano de golpe para anular o resultado da eleição do ano passado. As mensagens foram descobertas no celular de Cid e consta de conversa dele com o coronel Jean Lawand Junior, este pedindo para que o ajudante de ordens convencesse Bolsonaro a ordenar intervenção militar no país. O título do documento é: "Forças Armadas como poder moderador" e menciona a "atuação abusiva do Judiciário e dos maiores conglomerados de mídia brasileira". O oficial que iria assumir um posto diplomático nos Estados Unidos teve a promoção suspensa. Na reportagem da revista VEJA, publicada ontem, 15, Bolsonaro apontaria às Forças Armadas as ilegalidades nas eleições, daí resultando na nomeação de um interventor, com poderes para suspender decisões dos ministros e até afastado-los preventivamente.  

LUXEMBURGO EVITA FALÊNCIA

O técnico do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo, fez acordo, no dia 12/06, com com credor que pediu falência de sua empresa Império Cubano Ltda.. Luxemburgo comprometeu a pagar a dívida de cerca de R$ 607 mil de uma de suas empresa. Atualmente, o bar, aberto pelo técnico no centro histórico de Santos/SP, é Tradição e tinha dívida que tramitava na Justiça desde julho do ano passado.

STJ IMPEDE PENHORA

A 2ª Turma do STJ deu provimento a recurso especial para impedir penhora de imóvel alienado fiduciariamente à Caixa Econômica Federal; o entendimento é de que o imóvel integra o patrimônio do credor fiduciário. Trata-se de ação do condomínio, reclamando taxas condominiais  do proprietário de um imóvel e que buscava a restrição inviável. A ministra Nancy Andrighi apontou dois entendimentos para o assunto: a primeira seria a permissão da penhora e a segunda seria o veto à penhora, posição seguida à unanimidade pela Turma. 

POLICIAL É CONDENADO: MORTE DE PROMOTOR

O policial militar, tenente Marcelo Andrade Souza, foi processado pelo homicídio contra um promotor de vendas, Herbert Menezes, em Alagoinhas/BA, em um shopping, em abril/2014. A sentença, publicada ontem, 15, aplicou-lhe pena de 17 anos. O criminoso foi preso, mas liberado em 2019, face à demora do julgamento. O motivo do crime foi um petisco em um bar no shopping e o policiais desferiu tiros e atingiu três clientes, um dos quais Herbert que foi a óbito. O falecido deixou dois filhos de quatro meses e seis anos. 

ESTUDANTE É PRESO: GRAVOU MULHERES NO BANHEIRO

O estudante Gabriel Valareto Vicente Silva, 20 anos, foi preso em flagrante, quanto tentava fazer imagens de quem estava no banheiro ao lado; ele declarou que não sabia que lá estava uma mulher. O estudante foi indiciado pela prática do crime de importunação sexual, quando filmou, na noite de ontem, 15, partes íntimas de alunas por debaixo da porta de um banheiro, na Universidade Anhembi Morumbi, na Mooca, em São Paulo.

CONCURSOS PÚBLICOS

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje, 16, a abertura de concursos públicos para preenchimento de vagas em órgãos federais ainda no corrente ano. Pretende-se preencher 4.436 vagas, em 20 órgãos, vinculados a 14 ministérios. A ministro da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assegura que será o maior concurso, dos últimos anos. 

MULHER DA CASA DE DESEMBARGADOR É FUNCIONÁRIA

A mulher, flagrada em condições análogas às de escravo, como doméstica, em Florianópolis, na casa do desembargador Jorge Luiz de Borba, é relacionada na lista de "funcionárias" do casal. Em publicação de agosto/2020, um desembargador agradece às "suas funcionárias: Soninha, Nadir, Elisangela, Lucimara. Sônia é a doméstica que trabalha na casa do magistrado.

Salvador, 16 de junho de 2023.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.   

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário