sexta-feira, 9 de junho de 2023

RADAR JUDICIAL

EX-PRESIDENTE É INDICIADO

O ex-presidente Donald Trump foi indiciado ontem, 8, pela manutenção de documentos confidenciais do governo, em seu poder, depois que deixou a Casa Branca; Trump confessou o crime pelas redes sociais. O Departamento de Justiça assegura que Trump apossou e levou para sua residência documentos, que poderiam comprometer a inteligência americana. Assim, ele enfrentará o segundo processo criminal, mas o primeiro na área federal, vez que o anterior foi pela Justiça de Nova York. Há outras investigações em curso que, certamente, complicarão ainda mais a vida do candidato. O ex-presidente foi convocado para comparecer ao tribunal federal, em Miami, na próxima terça-feira, 13. Depois do indiciamento do ex-presidente, seus advogados renunciaram e Trump anunciou hoje, 9, a mudança da equipe jurídica, depois que se tornou réu pela segunda vez. Na comunicação, é esclarecido que a nova equipe será composta por dois escritórios. 

OAB SUSPENDE ADVOGADOS

A Turma Deontológica de Ética e Disciplina da OAB/PE suspendeu preventivamente dois advogados, por condutas prejudiciais à advocacia. Um dos advogados, que atua no interior e em outros estados do Nordeste, é acusado de demanda agressora e captação irregular de clientela, reiteradamente. No segundo caso, o advogado de Recife deixou indícios de sucessivos locupletamentos de valores dos clientes. Os dois estão suspensos preventivamente da atividade advocatícia, enquanto durar o processo disciplinar, que deverá ser concluído em 90 dias. 

ESTUDANTES DA BAHIA VENCEM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

A maior competição de direito penal internacional, em todo o mundo, ocorre com a International Criminal Court Moto Court Competition, organizada pela universidade de Leiden, com apoio do Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia. Pois uma equipe de estudantes do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia venceu a competição, que envolveu 87 participantes de 50 países. Os estudantes da Bahia ganharam prêmios de melhor time das Américas e melhor time de língua nativa não inglesa. O registro maior residente no fato de ser a primeira vez que uma universidade da América Latina vence a competição. 

OVNIS NOS ESTADOS UNIDOS

Um ex-oficial de inteligência dos Estados Unidos, David Grusch, assegurou que o governo possui objetos voadores não identificados, os ovnis, "intactos e parcialmente intactos". Os objetos são "fragmentos" de naves não humanas e veículos "intactos", recolhidos através do tempo. O ex-oficial informou que os "veículos" extraterrestres estão mantidos em sigilo do Congresso do país. Grusch disse: "Não estamos sozinhos. Recuperações desse tipo não se limitam aos Estados Unidos. Esse é um fenômeno global."  Ele esclareceu também que sofreu retaliações de funcionários do governo depois que deu essas declarações.   

LIRA QUER MAIS

Depois das denúncias de corrupção, envolvendo o kit de robótica, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pressiona o governo Lula para ser indicação de seu partido, PP, o novo ministro da Saúde. O centrão, liderado por Lira, quer colocar apadrinhados em mais postos do governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede calma e quer as trocas de ministérios separadamente, visando reduzir as críticas.    Não bastou o emprego para o irmão e a mulher de Luciano Cavalcante, investigado pela Polícia Federal, exatamente por corrupção nos tais kits.  

Salvador, 9 de junho de 2023.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário