|
Davi Souza Barbosa Dias |
O estudante da Bahia, Davi Souza Barbosa Dias, 18 anos, que estudava psicologia, na Universidade de Coimbra/PT, foi encontrado morto, em fevereiro deste ano, no quarto, na residência estudantil da faculdade, com o computador aberto, quando conversava com a mãe, pela plataforma Discord; há sinais de induzimento ao suicídio. O corpo do jovem, quando descoberto, já estava em decomposição e a mãe só soube da ocorrência em março. No inquérito, sabe-se que para acesso ao quarto do estudante faz-se necessário o uso de um cartão. Os pais não reconheceram o corpo do filho, no dia 20 de abril, e não houve a colheita de material genético, nem registro fotográfico da cena, quando encontrado o estudante. O corpo foi cremado, com autorização dos pais, mesmo porque não haveria condições de fazer o traslado do corpo para o Brasil.
|
Universidade de Coimbra |
Tatiane, mãe de Davi, assegura que "ficou muito claro que uma pessoa o conduziu" à morte. Diz mais Tatiane: "Nós fomos na polícia investigativa e fizemos uma queixa, pedindo que o caso fosse investigado, que a gente pudesse identificar qual era o teor da conversa (entre o rapaz e outra pessoa pelo Discord". A mãe prossegue para concluir que "havia indício de que ele cedeu ao pedido do outro usuário para se matar. Essa pessoa volta no dia seguinte para poder confirmar se o Davi está morto. Ela pergunta isso (se estava morto). Ela fala: "você era uma boa alma". O diálogo entre o amigo com Davi foi recuperado com o auxílio de perícia particular e o material foi remetido à polícia de Portugal. A polícia portuguesa não se preocupou em identificar o teor dessa conversa, mas limitaram a fechar "o computador, recolheram o computador, fecharam e entregaram".
Em nota o advogado da família, Alexandre R. de Morais, expõe: "O contexto de extrema dor pela perda é ainda ampliado diante da falta de consideração e empatia dispensada a família pela universidade, pela empresa de gestão de estudantes e pelas autoridades portuguesas, absolutamente distantes sem prestar atendimento minimamente humano aos pais numa hora tão difícil". O Fantástico, da rede Globo, mostrou o uso da plataforma Discord "de levar jovens para um submundo de violência". "Discord é uma plataforma de comunicação online que permite que os usuários conversem por meio de menagens de texto, voz e vídeo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário