terça-feira, 22 de agosto de 2023

HACKER É CONDENADO

Walter Delgatti Neto, o hacker da Vaza Jato, foi condenado ontem, 21, a 20 anos de prisão, juntamente com mais seis pessoas. O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 20ª Vara da Justiça Federal de Brasilia tipificou a conduta do programador como invasão de dispositivo informático, organização criminosa, lavagem de dinheiro e interceptação de comunicações. O magistrado escreveu na sentença que os alvos interceptados do celular de Walter, "chegou a um total de 126 vítimas do crime de interceptação indevida de comunicações. Ele tinha sido preso em 2019, na Operação Soofing, suspeito de invadir autoridades no Telegram, entre as quais o ex-juiz Sergio Moro. Delgatti confirmou à Polícia Federal ter repassado mensagens, obtidas ilicitamente para o site The Intercept Brasil, que publicou no caso da Vaza Jato. 

O hacker depôs na semana passada, na CPI do 8 de janeiro, na Polícia Federal e acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro de ataques à Justiça Eleitoral e de perseguição ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. Delgatti está preso desde o mês de junho por ter invadido o sistema do CNJ, em combinação com a deputada federal Carla Zambelli. O juiz esclareceu na sentença que o programador tem culpabilidade elevada, "já que seus ataques cibernéticos foram direcionados a diversas autoridades públicas, em especial agentes responsáveis pela persecução penal, além de diversos outos indivíduos que possuem destaque social, bastando verificar as contas que tiveram conteúdo exportado". As gravações ilícitas de Delgatti prestaram para invalidar as condenações da Lava Jato e ministros do STF, em 2020 e 2021, saciaram suas predileções, liberando as mensagens hackeadas.  

Sergio Moro e Deltan Dallagnol teceram considerações sobre o crédito dado ao criminoso; Deltan comentou nas redes sociais: "O herói da esquerda foi condenado a mais de 20 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, invasão de dispositivos informáticos e realização de interceptações telefônicas sem autorização judicial. A esquerda está bem de heróis, hein?". 






Nenhum comentário:

Postar um comentário