Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

RADAR JUDICIAL

NO PERU, LAVA JATO PUNE; NO BRASIL, ABSOLVE

A Lava Jato no Peru não teve a mesma sandice que aconteceu no Brasil. É que lá, desde o ano de 2018, a corrupção provocou renúncia, suicídio, prisão e impeachment. Os políticos serviram-se da empresa construtora Odebrecht para a prática de atos ilícitos. A atual presidente do Peru, Dina Baluarte passa por crises no seu governo. No Brasil, os empresários e políticos corruptos foram punidos inicialmente, mas o STF resolveu absolver a todos e o caminho para a continuidade de atos ilícitos está aberto.  

MULHER DE INVESTIGADOR ATIRA EM ADVOGADO

A esposa de um policial civil, Jussara de Oliveira Machado, foi flagrada em um condomínio no bairro Ponta Negra, em Manaus, na sexta-feira, 18, agredindo Cláudia de Lima, babá da família do advogado Igor de Menezes Colares e o policial observou a ação da esposa. O advogado tentou defender a funcionária, mas foi agredido com socos, desferidos pelo investigador da Policia civil, Raimundo Nonato Monteiro Machado, esposo da agressora. Jussara ainda fez um disparo, com a arma que o esposo lhe repassou, na perna do advogado caído no chão. Depois de levantar da queda, o advogado recebeu um soco no rosto do agente. Jussara foi presa em flagrante e a prisão convertida em preventiva, na audiência de custódia, quando foi emitido mandado de prisão contra o policial, seu marido.  

O IMBRÓGLIO DA AGÊNCIA DE VIAGEM CONTINUA

A Agência de Viagem 123milhas continua sem solução à vista. A última é do Procon que anotou mais de mil reclamações contra a agência. Sabe-se que, na sexta feira, 18, houve comunicação de suspensão de todos os pacotes e passagens promocionais, sob fundamento de que "o patamar da taxa básica de juros e os preços elevados das passagens aéreas inviabilizaram o negócio...". Quando operava, a empresa vendia passagens promocionais com valores abaixo do praticado no mercado, e agora suspende a emissão das passagens com esse fajuto argumento. 

STF ACEITA 70 DENÚNCIAS

A Procuradoria-geral da República apresentou mais 70 denúncias dos investigados nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro, e o STF aceitou todas elas. Apenas os dois ministros de Bolsonaro, Kassio Marques e André Mendonça, votaram pela rejeição das denúncias. A Procuradoria tipifica o procedimento dos denunciados como crimes de associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, ameaça, perseguição, incitação ao crime, dano e dano qualificado, delito de deterioração de patrimônio tombado. Os ministros seguiram o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, assegurando a "existência de indícios razoáveis de autoria e da materialidade dos crimes.  

ADVOGADO NÃO ENTREGA SENHAS, MAS PF ACESSA

A Polícia Federal não recebeu as senhas dos quatro celulares apreendidos de Frederick Wassef. Todavia, os agentes federais quebraram as senhas dos celulares e terão acesso às mensagens que podem comprometer o advogado de Bolsonaro. Wassef não nega ter comprado o Rolex, recebido por Bolsonaro como presente, na Arábia Saudita, e vendido pelo ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, nos Estados Unidos, mas não aceita a informação de que foi aos Estados Unidos, e comprou o Rolex a pedido de Bolsonaro ou de Cid.   

RÚSSIA NÃO DESISTE DA LUA

Apesar do fracasso da nave espacial russa Luna-25, o pais não desistirá na exploração da Lua, pois assegura que a busca por recursos no satélite vai prosseguir. A nave russa caiu na Lua, depois de apresentar problemas na preparação para a órbita pré-pouso. O diretor-geral do Roscosmos, Yuri Borisov, declarou que "não se trata do prestígio do país e da conquista de alguns objetivos geopolíticos. Trata-se de capacidades defensivas e alcançar a soberania tecnológica".     

Salvador, 21 de agosto de 2023.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário