Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

TRUMP PODERÁ SER PRESO

A terceira acusação contra o ex-presidente Donald Trump, de ontem, 1º, pode impactar para causar-lhe a prisão. O republicano vai responder agora por crimes cometidos contra os princípios básicos da democracia, como o direito ao voto e o cumprimento do resultado das urnas por todos os envolvidos na eleição. Os atos praticados importam em quatro crimes: conspiração para defraudar os Estados Unidos; Conspiração contra direitos; Conspiração para obstruir um procedimento oficial e obstrução e tentativa de obstrução de um procedimento oficial. Trump foi denunciado pelo conselheiro especial do Departamento de Justiça Jack Smith, depois que o grande júri, em Washington considerou culpado. Esses julgadores são pessoas comuns e tiveram várias reuniões nos últimos dias até chegar ao consenso de que o ex-presidente é réu e deverá ser julgado.  

Com tudo isso, Trump não perderá o direito de concorrer à presidência, ainda que seja preso, como é possível. Na acusação consta que ele se valeu de "desonestidade, fraude e engano" para obstruir o processo e "coletar, contar e certificar os resultados das eleições presidenciais". Esses quatro crimes cometidos pelo ex-presidente podem implicar na pena de cinco anos de prisão, pela conspiração para defraudar os Estados Unidos e conspiração contra direitos, além de 20 anos pela conspiração para obstruir um procedimento oficial e obstrução ou tentativa de obstrução de procedimento oficial. Esse processo continuará com audiência em Washington, no dia de hoje, 3, quando as denúncias serão lidas e ele declarará inocente ou culpado. A juíza sorteada para o caso é Tanya S. Chutkan, nomeada pelo ex-presidente Obama, que tem aplicado penas rígidas para os invasores do Capitólio.  

Trump foi réu pela primeira vez em abril e trata-se da compra do silêncio de uma atriz pornô; este caso só será julgado em março/2024; em junho, nova acusação por ter guardado documentos secretos depois que saiu da Casa Branca. A terceira acusação deu-se na Geórgia e a apreciação da denúncia ocorrerá para torná-lo réu ou não no final deste mês.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário