sábado, 26 de agosto de 2023

TSE CASSA QUATRO DOS NOVE VEREADORES DE CANÁPOLIS

O TSE cassou os mandatos de quatro dos nove vereadores do município de Canápolis/MG, todos pertencentes ao PL. Trata-se de apuração de processo onde ficou demonstrada a fraude na cota de gênero nas eleições de 2020. A lei determina aos partidos o preenchimento no percentual mínimo de 30% das candidaturas de um gênero, no caso feminino. O PL, para atender à lei, utilizou uma candidata mulher fictícia. O caso foi à tona , porque uma mulher que fez campanha política não teve seu nome divulgado entre as que buscavam uma vaga na Câmara do município de Cnápolis/MG. O irmão da candidata divulgou vídeo no qual afirma que "ela deu o nome dela pra poder encher o partido", alegando que "não iria participa de política". No pleito, a mulher recebeu apenas um voto.  


O presidente da Câmara de Vereadores de Canápolis/MG, Márcio de Souza, mostra-se preocupado sobre os trabalhos nas sessões. Disse: "Nosso cartório eleitoral não notificou ainda. Enquanto não chegar essa notificação eu acredito que continua da mesma forma. O presidente declarou ser "difícil essa situação, porque se chegar esse projeto de urgência, eu imagino que os vereadores que estão empossados possam participar, mas a gente fica até meio perdido".   

Na Bahia, há outro município com a mesma denominação de Canápolis, situado no Oeste do estado, que não sofreu alteração alguma no quadro de vereadores, vez que a decisão refere-se ao município de Canápolis, em Minas Gerais. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário