quarta-feira, 27 de setembro de 2023

ACIRRADA A DISPUTA PARA O STF

Depois do afastamento de outros nomes, como candidatos à vaga da ministra Rosa Weber, no STF, continuam disputando o cargo o ministro da Justiça, Flávio Dino e o advogado-geral da União, Jorge Messias. Jorge Messias é defendido pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner e pelo Ministro Alexandre Padilha. No Planalto, uma ala questiona o nome do ministro da Justiça, e a preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva situa-se entre os dois Dino ou Messias, sendo que o ministro da Justiça tem mais experiência na área jurídica, porque foi juiz federal, é professor. Dino foi presidente da Associação Nacional de Juízes Federais, além de

membro do CNJ. Posteriormente é que ingressou na política, tendo sido governador do Maranhão e por último senador eleito no ano passado.            

A explicação para a escolha de Dino é que ele juntará com Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, principalmente depois da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski para defender o governo de Lula. Há outra dupla formada por Cristiano e Zanin e Messias, mais alinhadas com interesses do governo de Lula, semelhante ao que ocorre com Kassio Nunes e André Mendonça, sempre defensores das pretensões de Bolsonaro no STF. Um dos dois será ministro do STF, na vaga da ministro Rosa Weber, proporcionando a Lula uma dupla semelhante a Kassio Nunes e André Mendonça.

Até que ponto chega o STF!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário