segunda-feira, 18 de setembro de 2023

RADAR JUDICIAL

POLÍCIA CONTINUA MATANDO

Sempre em confronto, segundo diz a Polícia, mais dois homens foram mortos, na noite do domingo, 17, depois da morte do policial federal Lucas Caribé. Nas diligências dos últimos dias, foram contabilizados nove mortos, além da prisão de um criminoso contra quem havia mandado de prisão expedido pela Justiça. Os policiais atuam nos bairros de Periperi, na Palestina, em Valéria e outros bairros, alegando que buscam traficantes e autores da morte do policial federal, que causaram também ferimentos em três policiais. Um helicóptero da Polícia Federal foi recebido com tiros, nos bairros de Cajazeiras XI e Palestina, em Salvador, no dia de ontem. A Polícia Federal presta apoio, em eventuais bloqueios na fuga dos criminosos. 

POLÍTICA EM FAMÍLIA

O Instituto Sivis fez levantamento entre 6 de maio e 9 de junho, envolvendo 1.128 pessoas acima de 18 anos, por telefone e presencialmente, e constatou que 21% dos ouvidos não se manifestam sobre política, porque temem reação dos familiares. O percentual de 16% respondeu que raramente evitam o tema e 40% informa que nunca deixou de opinar sobre este tema. O percentual de 17% disse que temem serem perseguidos ou prejudicados por autoridades após as críticas.  

CORRUPÇÃO NA POLÍCIA MILITAR

O tenente-coronel José Afonso Adriano Filho vai entregar provas de envolvimento de superiores em esquema corrupção na Polícia Militar de São Paulo. Representantes do ex-oficial, que está preso desde 2017, entregaram ao jornal Folha de São Paulo cópias de recibo e de cheques sobre pagamentos de despesas da família do coronel Álvaro Camilo, quando era comandando-geral da PM, no período de 2009/2012. O coronel atualmente é subprefeito da Sé, em São Paulo. Adriano foi condenado em duas ações e ele declara que "não fiz nada sem ordem. Todas as melhorias executadas, não são só no Quartel do Comando-Geral como em outras unidades, tinham ciência e autorização dos superiores. De todos os superiores". 

VACINAÇÃO DE BOLSONARO SOB SUSPEITA

Funcionários da Prefeitura de São Paulo que denunciaram registro de vacina em nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, na Parque Peruche, não souberam informar quem publicou os dados do ex-presidente, nem se o lançamento foi efetivado na própria unidade de saúde, de conformidade com depoimento à Polícia Civil, no mês de março. O registro em nome de Bolsonaro foi feito em dezembro/2021, tendo sido vacinado, segundo os dados, em julho do mesmo ano, mas é falso o nome da aplicadora da vacina. A investigação foi remetida no início deste mês para o ministro Alexandre de Moraes, do STF.  

MST PEDE PRISÃO DE BOLSONARO

No dia de hoje, 18, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto realizaram protestos em dez capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Acre, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Pará e Roraima e pedem a prisão de Jair Bolsonaro. O Movimento invoca o problema das joias, os 700 mil mortos pela pandemia da Covid-19. A coordenadora do movimento, Debora Lima diz que "o povo mais vulnerável desse país sabe o quanto a política bolsonarista piorou a vida da gente. Agora, as denúncias mostram que além de não cuidar do país, Bolsonaro estava preocupado em cometer uma gama de crimes. Não pode ficar impune!".

LULA QUER CONTINUAR FINANCIANDO CUBA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou Cuba no sábado, acompanhado de três ministros, divulgou documentos nos quais se constatam acordos e que terminam financiando a ditadura, atualmente comandada por Miguel Díaz-Canel. No Programa de Cooperação, na área de agricultura, pecuária, agroindústria, governança da terra, Lula promete mais dinheiro para os cubanos, mesmo sem receber empréstimos de seu governo anterior, atualmente em mais de R$ 2 bilhões. Outro despejo de dinheiro acontece no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando reativar o Comitê Gestor Brasil-Cuba de Ciência, Tecnologia e Inovação. Enfim, o presidente quer continuar financiando o governo ditatorial de Cuba, sem se preocupar com receber os empréstimos anteriores.     

Salvador 18 de setembro de 2023.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados 




Nenhum comentário:

Postar um comentário