EX-SENADOR É PRESO
O ex-senador Telmário Mota, de Roraima, entre os anos de 2015/2022, foi preso na cidade de Nerópolis/GO, na noite de ontem, 30, acusado de ser o mandante da morte de Antônia Araújo Sousa, mãe de uma filha do ex-senador. Antônia foi assassinada, quando saia de casa com um tiro na cabeça. A filha do parlamentar e da vítima, 17 anos, acusou o ex-senador de assédio sexual; no Dia dos Pais, Telmário tentou tirar a roupa da filha, durante um passeio; a mãe da menina era testemunha da agressão sexual à filha. A Polícia continua no encalço do sobrinho do ex-senador, Harrison Nei Correa Morta e do executor do crime, Leandro Luz da Conceição.
PROCURADORA EXONERA PROCURADOR
A Procurador-geral da República Elizeta Ramos, através de portaria, exonerou o procurador regional da República, Guilherme Schelb das funções que exercia como conselheiro titular do Conselho Administrativo da Escola Superior do Ministério Público da União. Foi exonerado também o procurador regional Sidney Madruga, suplente da Coordenação de ensino na escola. Schelb tem vinculações com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Sidney Madruga destacou-se, quando exerceu a função de procurador regional eleitoral do Rio de Janeiro, porque tentou encerrar investigação contra o senador Flávio Bolsonaro, sem realizar nenhuma diligência, mas a 2ª Câmara Criminal de Revisão do Ministério Público Federal vetou a proposta.
OFICIAL É ACUSADO DE AGREDIR MULHER
O Oficial de Justiça Elias Roberto Júnior está sendo acusado de agredir uma mulher, no sábado, 28, em uma casa de eventos em Gurupi, em Tocantins; a vítima sofreu corte na parte interna da boca, de conformidade com vídeo que circulou nas redes sociais. Outras imagens mostram grande hematoma no rosto da mulher agredida. O Oficial em nota diz que "revidou uma agressão da mulher" e agiu no "calor do momento e de maneira desproporcional". A mulher ainda recebeu um tapa no rosto, cai e foi socorrida por outras mulheres. O irmão da mulher declarou que o caso foi registrado na delegacia e a vítima foi submetida ao exame de corpo de delito.
CONCURSO PARA MP DE GOIÁS
Estão abertas as inscrições para concurso do Ministério Público de Goiás; são disponibilizadas 28 vagas, para promotor público, com salário inicial de R$ 30,6 mil. O edital prevê encerramento das inscrições no site da FGV, no dia 23 de novembro, com taxa de inscrição de R$ 310,00. O certame consta de prova objetiva, com cem questões de múltipla escolha, que ocorrerá no dia 28 de janeiro/2024, em Goiânia; as provas escritas, orais e de avaliação de títulos terão datas divulgadas, posteriormente. A comprovação para inscrição é ser formado em Direito com um mínimo de três anos de atividade jurídica.
PRESCRIÇÃO DE MULTA: CINCO ANOS
Em Embargos à Execução Fiscal, Vivo Telefônica Brasil S/A questiona cobrança de multa administrativa, imposta pelo município de Guapó/GO. A juíza Luciane Cristina Duarte da Silva, da 2ª Vara Judicial de Fazendas Públicas da Comarca, extinguiu a execução fiscal, movida pela prefeitura do município, que cobrava créditos de ISS e Taxa de Licença Ambiental para funcionamento de torre de transmissão. A magistrada constatou que a Certidão de Dívida Ativa teve vencimento para dia 31/3/2014 e a execução fiscal foi ajuizada em 7/4/2019. Escreveu a magistrada: "Forçoso reconhecer a prescrição originária do crédito tributário objeto da CDA 47843/2019, e por consequência, a nulidade da mencionada Cédula de Dívida Ativa".
VETADA TOMADA DE VEÍCULOS SEM ORDEM JUDICIAL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei do "Marco legal das Garantias", que estabelece novas regras para uso de bens como garantia de empréstimos. São fixadas condições para realização de penhora, hipoteca ou transferência de imóveis para pagamentos de dívidas. Foi vetado o trecho que autorizava a tomada do veículo sem autorização judicial, sob fundamento de inconstitucionalidade e apto a criar riscos a direitos e garantias individuais. A nova lei foi aprovada pelo Senado no dia 3 de outubro.
Salvador, 31 de outubro de 2023.