JUÍZA É DENUNCIADA
PROCURADORIA DENUNCIA NOVE PESSOAS
A Procuradoria-geral da República denunciou nove pessoas pela prática dos crimes de associação criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, com manifestações que bloquearam rodovias federais após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2022. Paulo Gonet diz que os bloqueios aconteceram "a partir da proclamação do resultado das urnas, em 30 de outubro, e foram mantidos até o 7 de novembro. A ação dos denunciados constituíram da associação "a centenas de outras pessoas com o objetivo de praticar atos que se voltavam contra a legitimidade do sistema eleitoral e contra o Estado Democrático de Direito, praticando o crime de associação criminosa". A apreciação do cabimento da denúncia caberá ao relator ministro Alexandre de Moraes.
TESOUREIRO DO PCC É CONDENADO
A juíza Elizabeth Lopes de Freitas, da 4ª Vara Criminal de São, condenou um homem, que era tesoureiro do Primeiro Comando Capital, PCC, exercendo a mesma função em uma escola de samba de Santos/SP. Ele foi condenado pela prática dos crimes de organização criminosa e posse ilegal de armas e munições. A magistrada invocou o art. 2º da Lei 12.850/2013 e fixou a pena em seis anos de reclusão, sem direito à liberdade para recorrer. A juíza serviu da prova oral, dos laudos periciais em cadernos de contabilidade, três rádios de comunicação e uma máquina para recebimento de valores pelo cartão, que estavam na residência do acusado, no Morro de São Bento.
ANULADAS PROVAS OBTIDAS DENTRO DA CASA DO RÉU
O ministro Rogerio Schietti Cruz, do STJ, anulou provas conseguidas dentro da casa de um homem e revogou sua prisão preventiva e as medidas cautelares. O entendimento é de que a jurisprudência do STF assegura que a "mera apreensão de drogas em via pública não configura justa causa para o ingresso de policiais no domicílio do suspeito". A Polícia Militar abordou o homem depois de denúncias anônimas sobre venda de drogas e diante do nervosismo do homem; foram encontradas quatro pedras de crack com o homem. Após a confissão do homem de que tinha mais drogas em casa, os agentes entraram no imóvel onde estavam os entorpecentes e encontraram barra de maconha, além de outros itens. O homem foi preso em flagrante e denunciado por tráfico de drogas. O Tribunal de Minas Gerais considerou lícitas as provas, daí ser levado ao STJ que anulou o processo.
APÓS TEMPESTADE, O SOFRIMENTO CONTINUA
Depois da invasão da água às vias e casas dos gaúchos, outro entrave para o recomeço da normalidade da vida situa-se no entulho e lixo nas ruas de Porto Alegre. Na tarde de hoje, 20, Guaíba subiu de 4,27 para 4,32 metros, no cai Mauá, segundo cálculos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. A queda do nível tem sido bastante lenta. Por outro lado, a rede municipal de ensino inicia a volta às atividades escolares em Porto Alegre.
Salvador, 20 de maio de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário