quinta-feira, 4 de julho de 2024

RADAR JUDICIAL

BOLSONARO AJUDOU ASSASSINO DE MARIELLE

O ex-presidente Jair Bolsonaro, na época deputado federal, indicou o assassino confesso da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes, para atendimento na Associação Beneficente de Reabilitação, em 2009. Lessa, em 2019, confirmou a indicação, quando foi preso pelo assassinato da vereadora. O criminoso foi preso no Condomínio Vivendas da Barra, onde Bolsonaro também tem residência. Comprovação consta nos autos da investigação da Polícia Civil, que descobriu a proximidade dos dois em planilha de controle de entrada e saída de visitantes do condomínio. E mais: o ex-PM Élcio Queiroz, também réu confesso do homicídio, foi autorizado a entrar no condomínio, no dia do crime, por pessoa da casa de Bolsonaro. As investigações mostram que os dois saíram do condomínio para matar Marielle.  

TRUMP X BIDEN

Pesquisa publicada ontem, 3, pelo Instituto Sena e o jornal New York Times, aponta crescimento do ex-presidente Donald Trump: 49% contra 43%. Trump aumentou a vantagem de 3 para seis pontos de diferença. Antes do debate era 48% contra 44%. Outra pesquisa do Instituto Ipsos e a agência de notícias Reuters conclui pelo empate entre os dois candidatos, no percentual de 40% para cada um. Biden declarou no dia de ontem: "Eu estou concorrendo. Eu sou o líder do Partido Democrata. Ninguém vai me forçar a sair". Há desencontros das falas de Biden, pois num momento ele diz na possibilidade de desistir e noutro momento o presidente assegura que continua na disputa.  

PRESO TENTA AGREDIR PROMOTOR

Igor, preso pela Polícia Militar do Distrito Federal, em audiência de custódia, no Tribunal do Júri de São Sebastião, realizada no dia 30, domingo, tentou agredir o promotor de Justiça e o juiz. Ele chutou a mesa com violência, quando foi convertida sua prisão em flagrante em preventiva. O preso, juntamente com um amigo, na sexta-feira, 28, na Vila Boa, em São Sebastião, estavam na posse de uma motocicleta roubada e com um simulacro de arma de fogo. Igor já cumpria prisão domiciliar por outro roubo praticado anteriormente. O companheiro de Igor foi liberado, considerando o fato de que no cometimento do crime não houve violência; a situação de Igor foi diferente, porque já tinha prisão domiciliar. 


ELEIÇÕES NO REINO UNIDO

Hoje ocorre a eleição no Reino Unido, quando deverá haver mudança com as pesquisas indicam o retorno do Partido Trabalhista ao poder. Assim, os conservadores desembarcarão do governo, que ocupam desde o ano de 2010. A mudança aconteceu depois do brexit, responsável pela saída do país da União Europeia, seguido da pandemia que causou problemas, elevando a inflação para 11% no fim de 2022, apesar de, atualmente, situar-se em 2%. Os primeiros resultados deverão ser conhecidos por volta das 23.30 horas, 19.30 horas em Brasília e a conclusão acontecerá na manhã de amanhã.   

DESEMBARGADOR E ADVOGADO SÃO CONDENADOS

A Operação Expresso 150, deflagrada pela Polícia Federal no Ceará, em 2015, causou processo contra um desembargador, sua esposa e um advogado. O Tribunal de Justiça do Ceará condenou um desembargador à pena de dois anos e quatro meses de reclusão, e um advogado, condenado a dois anos de reclusão, pela participação em esquema de compra e venda de liminares no plantão do Tribunal. Outro desembargador, esposa e outro advogado foram absolvidos. Foram condenados o desembargador aposentado Váldsen da Silva Alves Pereira e o advogado José Joaquim Matheus Pereira. Absolvidos foram o desembargador Francisco Pedrosa Teixeira, que se aposentou, sua esposa, Emília Maria Castelo e o advogado Adailton Freire Campelo. 

CÂMARA E SENADO NO GILMARPALOOZA

O evento Fórum Jurídico de Lisboa, na sua 12ª edição, sob a liderança do ministro Gilmar Mendes, do STF, realizado na semana passada, contou com a presença de 30 congressistas e despesas de R$ 600 mil, custeadas pelo Congresso. Essas despesas não contam com os gastos do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, porque ele não informa nem sua ida ao evento, nem as despesas. Foram 25 deputados e 5 senadores, sendo que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não compareceu. O evento foi patrocinado pelo IDP, instituição pertencente ao ministro Gilmar Mendes e seu filho, pela FGV e pela Faculdade de direito da Universidade de Lisboa. O maior gasto em diária coube ao senador baiano, Ângelo Coronel, no valor de R$ 22,2 mil.  

Calcula-se que estiveram no evento em torno de 160 autoridade da Justiça, dos governos estaduais e de outros órgãos públicos. Os empresários promoveram várias recepções aos políticos, com jantares e comemoração do aniversário do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e autoridades presentes. As atividades do Congresso e do STF foram quase completamente paralisadas. A comitiva do Governo do Tocantins foi composta de 14 pessoas, entre as quais o governador Wanderlei Barbosa e a primeira dama, Karynne Sotero. Esses empresários, que patrocinaram os jantares e outras programações em Lisboa, reclamarão o retorno aos magistrados e aos parlamentares.   

Santana, 4 de junho de 2024.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário