MÉDICOS DE SOBRA EM BRASÍLIA
O Distrito Federal possui médicos na média de 6,3 parca cada 1 mil habitantes, maior de todo o país. Os números apontam que trabalham em Brasília mais do dobro da média de médicos em todo o Brasil, 3,07, para cada 1 mil habitantes. São 15.282 médicos na capital, importando no aumento de 74% entre 2014 e 2024. Na sequência com maior número de médicos seguem o Rio de Janeiro, com 4,3, São Paulo, 3,7, Espírito Santo, 3,6 e Minas Gerais com 3,5.
DECLARAÇÃO DE POBREZA É VÁLIDA
A declaração de pobreza, assinada pela parte, "é válida para comprovar a insuficiência de recursos para ter acesso à Justiça gratuita, desde que não haja prova em contrário", segundo decidiu na segunda-feira, 14, o TST. Manifestou-se também que o indeferimento da gratuidade depende de provas robustas em sentido contrário. O entendimento é de que se discute sobre "o pleno direito de acesso ao Poder Judiciário por todas as pessoas, independentemente de terem condições econômicas de suportar os encargos financeiros da movimentação da máquina estatal de resolução de conflitos".
AS REDES SOCIAIS NO MUNDO REAL
Em estudo recente da pesquisadora Claire Robertson, da Universidade de Toronto, concluiu-se que o "ambiente online distorce nossa percepção do mundo offline". No trabalho de Robertson "a realidade é pior do que realmente é" e um dos responsáveis por essa afirmação consiste em "que os conteúdos que mais recebem atenção nas redes tendem a ser os mais extremos". O fundamento situa-se "na estrutura de incentivo das plataformas de mídia social, onde o lucro depende da atenção e do engajamento; segundo, nossa tendência humana de formar no que é mais sensacionalista, provocativo ou alarmante". O problema é que os extremistas "são os que mais produzem conteúdo", diferentemente da maioria que "consome o conteúdo nas redes sociais sem postar ativamente".
ISRAEL CONTINUA INSURGINDO CONTRA A ONU
Depois de arrasar Gaza, os israelenses partiram para atacar o Líbano, encontraram dificuldade para destroçar o Irã, mas estão tendo facilidade para investir contra a ONU. Uma torre de observação das Nações Unidas sofreu arremetidas dos carniceiros nesta quarta-feira, 16. Os soldados israelenses usaram um tanque para disparar contra a torre e duas câmaras foram destruídas, além de danificar a estrutura. O ministro das Relações Exteriores israelense, pouco antes do ataque, declarou que o país reconhece a importância da Unifil no Líbano, mas fala de uma forma e age de outra. Esta tem sido a característica dos carniceiros israelenses.
SEM HORÁRIO DE VERÃO
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assegurou, hoje, 16, que não haverá horário de verão neste ano. Haverá avaliação para verificar sobre a possibilidade de retornar a medida a partir de 2025. Declarou o ministro: "Nós hoje, na última reunião com o ONS (Operador Nacional do Setor Elétrico), chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão". Disse mais: "Nós temos a segurança energética assegurada, há o início de um processo de restabelecimento ainda muito modesto da nossa condição hídrica. Temos condições de chegar depois do verão em condição de avaliar, sim, a volta dessa política em 2025".
Santana, 16 de outubro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário