ABSTENÇÃO NA ELEIÇÃO
A abstenção na eleição de domingo foi de 21,71%, segundo dados divulgados pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Os números foram maiores do que o registrado na eleição municipal de 2016, 17,58%, mas menor do que em 2020, 23,5%; neste caso, há de ser considerado que, em 2020, o país atravessou a explosão da Covid-19. O percentual de eleitores que justificaram a ausência deu-se no percentual de 65,9%. No primeiro turno do pleito, de ontem, constatou-se 2.618 crimes eleitorais e 515 prisões, segundos divulgou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
MARÇAL PODE SER IMPEDIDO DE DISPUTAR ELEIÇÕES
O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, poderá sofrer punição com proibição de disputar as próximas eleições inclusive para a Presidência da República, em 2026. Dentre os problemas que ele atravessa, situa-se a divulgação do laudo médico falso, buscando prejudicar seu concorrente Guilherme Boulos, acusado de usar cocaína. O perfil de Marçal foi derrubado do Instagram no sábado, 5. Outro problema que Marçal vai enfrentar é sobre pagamento, em dinheiro, para seguidores que compartilham seus vídeos nas redes sociais; ainda tem uma ação que contesta a oficialização de sua candidatura a prefeito, porque ignorou o estatuto do partido PRTB. Houve também uma tentativa de homicídio e omissão de socorro, quando levou um grupo de alunos a um morro em condições climáticas adversas.
IRÃ PREPARA PARA GUERRA
O Irã cancelou todos os voos no país, entre domingo, 6, e hoje, segunda-feira, até às 21.00 horas. O cancelamento aconteceu face a restrições operacionais, segundo um porta-voz do governo. Anteriormente, o Irã suspendeu voos, quando lançou mísseis contra Israel.
7 DE OUTUBRO: UM ANO DE GUERRA
Hoje, completa um ano de guerra no Oriente Médio. Os atentados terroristas do Hamas, responsáveis pela morte de 1.200 pessoas, além dos 250 israelenses que têm como reféns. Depois disso, Israel pratica verdadeira carnificina, matando quem estiver em Gaza, envolvendo crianças, mulheres e idosos; mais de 40 mil palestinos perderam a vida e os carniceiros israelenses ainda querem matar mais. Ampliaram a guerra para o Líbano, onde dizem que tem terroristas escondidos. Mas o grande fundamento para prolongar a guerra, de preferência guerreando com o Irã, e outros que aparecerem, é que o primeiro- ministro Benjamin Netanyahu deverá ser deposto do cargo logo que acabar a guerra. Tramita na Justiça de Israel processos contra Netanyahu que, certamente, será condenado à prisão.
VEREADOR: 12º MANDATO
O vereador Nildo Artur Luz, o Pitanta, foi reeleito, no domingo, 6, pela 12ª vez vereador de Florianópolis, completando 52 anos no legislativo do município. Nesta eleição, foi o segundo mais votado com 2.252 votos. Pitanta foi eleito pela primeira vez em 1976, com 20 anos de idade; em 2013, na condição de presidente da Câmara de Vereadores, assumiu o cargo de Prefeito por seis meses. Em 2014, ele tentou a Assembleia Legislativa, mas não se elegeu; em 2016, retornou para a Câmara de Vereadores e disse que "vereador não se aposenta".
Santana, 7 de outubro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário