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sexta-feira, 15 de novembro de 2024

PROFESSORES SEM FORMAÇÃO

Dados do Censo da Educação Básica 2023, do INEP, compiladas no Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2024, informa que "um em cada três professores do ensino básico público não tem a formação adequada para a disciplinar que leciona". A conclusão refere-se a escolas pública e privadas e diz que 12,% não possuem graduação. Os dados foram publicados na quarta-feira, 13, pela organização Todos Pela Educação, a Fundação Santillana e Editora Moderna. São analisados dados públicos sobre educação apreciados por órgãos como o Ministério da Educação, o IBGE e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE. Na educação infantil e no ensino médio da rede pública, o percentual de 68% dos professores têm formação adequada para a disciplina que lecionam, enquanto 32% não têm conhecimento em relação às matérias que ensinam. No ensino fundamental, 1º ao 5º ano, o percentual é maior, 79%, enquanto no 6º ao 9º ano, cai para 59% os docentes licenciados na disciplina. 

O gerente de Políticas Educacionais de Todos Pela Educação, Ivan Gontijo diz: "Vamos pensar um professor de química, por exemplo, no ensino médio, só é considerado adequado o professor que é licenciado em química. Se ele é, por exemplo, licenciado em física e está dando aula de química, não é considerado adequado". Gontijo explica: "Tem algumas soluções possíveis. Uma delas é, principalmente, garantir uma alocação de professores que consiga fazer com que deem aula em uma escola só e tenham cargas horárias completas. Isso é muito importante para garantir a adequação. E também ofertar segundas licenciaturas para professores que já estão nas redes". Os dados dizem que 67% dos licenciando estão formando a distância. O rendimento médio mensal dos profissionais do magistério das redes públicas com ensino superior é baixo, R$ 4.942,00, representando 86% do rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade, que é R$ 5.747,00    

 

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