sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

CRIANÇAS BRASILEIRAS NÃO SABEM SOMAR NEM DIMINUIR

O ensino no Brasil tem recaído com o passar dos tempos. Na atualidade, 51% das crianças do 4º ano fundamental não sabem interpretar gráficos simples ou somar ou subtrair números de três algarismos, a exemplo de 200 - 150 ou 300 - 120. O nível de conhecimento delas é considerado "baixo". Esse e outros dados são mostrados pelo Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências, de conformidade com divulgação na quarta-feira, 4, pela Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional. Deu-se a primeira participação do Brasil nessas provas aplicadas a cada quatro anos, desde 1995. Entre os alunos de 9 anos, a média dos brasileiros foi de 400 pontos, à frente apenas de Marrocos, Kuwait e África do Sul. Entre os brasileiros do 4º ano, que participaram do estudo, 5% tiveram o pior rendimento, no máximo 259 pontos, importando na conclusão de que eles não sabiam responder.


No 8º ano, idade média de 13 anos, 62% não sabem calcular o lado de um quadrado. A conclusão é que o Brasil "está atrasadíssimo em relação ao que é esperado para o ensino fundamental II". O percentual de mais de 60% dos jovens brasileiros não alcançaram nem o patamar mais baixo na escala geral. Com a média de 378 pontos, o Brasil está à frente apenas do Marrocos, e foi ultrapassado pelo Irã, Uzbequistão, Chile, Malásia, Arábia Saudita, África do Sul e Jordânia. Os 5% de brasileiros com pior nota, o rendimento mais alto alcançou 243 pontos, importando na conclusão de que os brasileiros não souberam responder a nada.     

 


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