A proibição de célulares nas escolas nos Estados Unidos teve boa eficácia, como atestam as boas notas e a socialização dos alunos. No campo contrário, a Suécia mostrou o impacto negativo dos smartphones com as crianças e adolescentes em idade escolar. Com isso, o governo sueco está voltando ao aprendizado em papel, atestando que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e celulares, na educação, prejudicaram e o caminho reside na priorização dos livros didáticos. Constatou-se que a leitura em telas é mais cansativa do que a leitura em papel e o pior é que afeta a memória e a compreensão. Além disso os dispositivos eletrônicos dificultam a concentração dos alunos. O objetivo agora é fazer com que cada aluno tenha um livro didático por matéria, substituindo os dispositivos eletrônicos pelos livros didáticos.
A dependência excessiva à mídia digital preocupa o governo sueco que quer voltar aos bons padrões educacionais. Muitos pais suecos afirmam que seus filhos usam os dispositivos eletrônicos como entretenimento, diferentemente do que deveria ser, como aprendizado. O governo está em campanha para trazer os livros de volta às salas de aula
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