BOLSONARO: PLANO DE FUGA
Segundo a Procuradoria-geral da República, o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados projetaram fuga para fora do país, se o golpe que planejaram fracassasse; essa discussão aconteceu antes das eleições de 2022. Logo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ser elegível, Bolsonaro passou a discutir sobre o golpe. A Procuradoria anota que a operação seria em etapas, incluindo o denominado plano "Punhal Verde Amarelo", que consistia na eliminação de figuras-chave do Estado democrático de direito. Além do golpe, os rebelados pretendiam assassinar o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin. O envenenamento de Lula prestava-se para justificar a intervenção militar.
CENSURA À JUÍZA
A juíza Joana Ribeiro Zimmer, de Santa Catarina, foi punida em processo disciplinar, com censura, pelo CNJ, em sessão da terça-feira, 18, face à sua atuação para convencer uma menina de 11 anos a acessar ao direito ao aborto legal. O conselheiro Bandeira de Mello assegurou que a magistrada atuou sem observância do dever de imparcialidade, causando constrangimento à criança. A menina foi mantida em um abrigo, por um mês, impedindo a interrupção da gravidez. A legislação permite a interrupção em caso de estupro ou quando a gestante corre risco de vida.
JUIZ ASSUME CARGO DE DESEMBARGADOR
O juiz Eduardo Afonso Maia Caricchio, da 30ª Vara de Substituições, assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, depois de esperar por 40 anos. Ele foi promovido pelo critério de antiguidade e ocupará a vaga deixada pela desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha, aposentada compulsoriamente. O magistrado declarou: "Eu sou acusado de ter boa produtividade. Me acusam de ter trabalhado demais. Mas eu não sei o que eu faço, mas é meu ritmo". O novo desembargador diz que recebeu na nova função 3.900 processos e deixou na Substituição apenas 238 processos.
MILEI SE COMPLICA
O jornal argentino La Nation obteve mensagens, além de sustentar em site de notícias especializada, mostrando que um dos criadores da criptomoeda $Libra fazia pagamentos ao governo de Javier Milei. Em uma das mensagens consta que Hayden Davis, com quem Milei reuniu presencialmente na Casa Rosada, está dito que enviou dinheiro à irmã de Milei, Karina. Uma das falas: "Genial, também podemos fazer com que Milei compartilhe no X, faça reuniões com a pessoa e promova (a criptomoeda). Eu controlo esse nigga (termo ofensivo em inglês com o qual brancos se dirigiam a negros na época da escravidão"). A Justiça investiga o caso e já foi apresentado um pedido de impeachment contra Milei. O presidente argentino viaja na quinta-feira, 20, para os Estados Unidos, onde encontrar-a com Trump, que também está envolvido com memecoins.
ANISTIA NÃO ESTÁ EM DEBATE
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, declarou hoje, 19: "Isso (anistia) não é um assunto, a todo instante, a gente está dando de novo a oportunidade de nós ficarmos, na nossa sociedade, dividindo um assunto que não é assunto dos brasileiros". O projeto da anistia procura beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro que declarou, ontem: "Acho que na Câmara já tem quorum para aprovar a anistia".
Salvador, 19 de fevereiro de 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário